Até abril, doações para instituições sociais serão contabilizadas no Imposto de Renda 2012

Publicado em: 14/03/2012 00:00

A partir deste ano, através de uma alteração na Instrução Normativa da Receita Federal nº 1246, de 3 de fevereiro de 2012, é possível a destinação de até 3% do Imposto de Renda devido para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, até 30 de abril de 2012. Antes da alteração, a doação poderia ser feita apenas até o dia 31 de dezembro do ano declarado. A prefeita em exercício, Marisa Lucas, cita que a grande vantagem para o contribuinte é ter o dinheiro utilizado em projetos na nossa cidade. Quem faz a doação pode acompanhar a aplicação do recurso. São entidades conhecidas e que têm o acompanhamento dos Conselhos, são idôneas no trabalho que executam, destaca Marisa. Através da campanha Pessoas e Empresas Amigos da Criança de Irati, o valor arrecadado será distribuído para entidades como: APAE, Cidade da Criança, Guarda Mirim, Grupo Escoteiros Pérola do Sul, Associação Cultural e Esportiva União dos Amigos da Criança de Irati, Associação Corajem, Aspana Ação Social Patrulha da Natureza, e Instituição Espírita Jesus e Maria. A secretária de Bem Estar Social, Maria Helena Orreda, explica que as entidades participantes são credenciadas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Irati (CMDCA). As instituições sociais apresentam projetos justificando suas necessidades e prestam contas dos recursos recebidos para o Conselho, ficando toda a documentação arquivada na Casa dos Conselhos, para consultas da sociedade, informa Maria Helena. A secretária esclarece que a distribuição dos recursos segue o critério dos projetos apresentados e o plano de destinação, após é feita a partilha do valor arrecadado. As entidades tem que gastar dentro do plano previsto, o Conselho e o Ministério Público acompanham a execução o projeto. Posteriormente, a instituição faz uma apresentação dos gastos que é analisada pelo Município e pelo Tribunal de Contas, afirma Maria Helena. Como doar Os contribuintes poderão optar pela doação direta ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente no Banco do Brasil, conta corrente nº 38.996-X, agência 182-1 (com depósito identificado). Quem deseja fazer a doação pode ainda, escolher um projeto específico de entidades sociais aprovados pelo CMDCA, para fazer sua doação. Depois de escolhida a entidade e feita a doação, o comprovante deve ser levado até a Casa dos Conselhos Municipais para solicitar o recibo para dedução no próximo imposto a pagar. Mais informações através do 3907 3151 (Jorgete) e 9974 1973 (Osmar), ou pelo email [email protected]. A Casa dos Conselhos fica na rua Olímpia do Amaral Gruber, 657, bairro Alto da Glória. Histórico Desde o ano de 2005, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) começou a formular estratégias de incentivo à destinação dos recursos do Imposto de Renda para o Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FMDCA). O CMDCA realizou um planejamento a fim de ampliar a manutenção dos projetos das entidades sociais já existentes e promover novas ações em favor da infância e juventude de Irati. Para que a entidade seja beneficiada, deve estar legalmente constituída, cadastrada no Conselho e apresentar relatório mensal de atividades com crianças e adolescentes. O CMDCA acompanha a execução do projeto, juntamente com o Ministério Público, sendo que a entidade posteriormente deve apresentar a prestação de contas até o final do mesmo ano, o que irá definir a participação da entidade nos recursos financeiros do ano seguinte. O relatório completo das aplicações dos valores arrecadados pelas instituições, pode ser conferido na sede na Casa dos Conselhos.