ALACS lança concurso literário comemorativo aos 10 anos

Publicado em: 27/03/2012 00:00

A Academia de Letras Artes e Ciências do Centro Sul do Paraná (ALACS) está promovendo o seu Concurso Literário 2012 que, em comemoração aos 10 anos de fundação da entidade, recebeu o título do poeta iratiense Foed Castro Chamma. Foed completaria 85 anos no próximo dia 31 deste mês. Com tema livre para todas as modalidades propostas para o concurso, a competição literária iratiense vai aceitar inscrições nas categorias: trova (lírica ou filosófica), soneto (decassílabo), haicai, poema livre (máximo de 20 linhas), crônica (máximo de 30 linhas) e peça teatral. O prazo para a entrega dos trabalhos vai até 31 de maio de 2012, na ALACS, que está instalada no Centro Cultural Clube do Comercio, 310. Informações Serão aceitos no máximo três trabalhos por modalidade de cada participante, e a exigência valida para todas as categorias e que todos os textos devem ser inéditos. Haverá premiação com troféus para os três vencedores e certificados para os seis vencedores em cada modalidade, em sessão especial com data a ser definida pela ALACS. Os trabalhos premiados serão publicados na imprensa de Irati e, para tanto, os participantes previamente autorizam sua utilização pela ALACS, sem ônus de qualquer espécie. A peça teatral vencedora poderá ser encenada por grupo de teatro amador. Mais informações sobre o concurso poderão ser obtidas na Casa da Cultura de Irati, pelo telefone 3907 3157, ou na Livraria Centenário, telefone 3422 7007. Em 2010 concurso reuniu 300 participantes O primeiro Concurso Literário da ALACS aconteceu no ano de 2010. Com o tema Irati, reuniu aproximadamente 300 participantes de Irati e região e vários outros pontos do País. A divulgação do evento pela internet favoreceu para que escritores de cidades distantes se inteirassem da competição e enviassem seus trabalhos pelo correio. A intenção da academia é realizar o concurso literário a cada dois anos, intercalando com outras modalidades de registro cultural, como ocorreu em 2011, com o concurso fotográfico Irati em Imagens. A promoção do atual concurso é da ALACS, com apoio da Fundação Denise Stoklos, Prefeitura de Irati, Núcleo Regional de Educação, Unicentro, Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais, Centro Cultural Clube do Comércio, Braspol Núcleo Irati e União Brasileira de Trovadores Seção Irati. Foed: poesia densa e música Descrito pelos amigos como afável, perdido nas vastidões de seus pensamentos, o poeta iratiense Foed Castro Chamma era um fenômeno de vitalidade física e mental. Nasceu em 31 de março de 1927, e passou a residir no Rio de Janeiro desde 1941, onde além dos cursos fundamentais de 1º e 2º graus, fez estudo de línguas. Radicado na capital carioca desde a adolescência, costumava percorrer a cidade de bicicleta. Morava no Rio Comprido e, com frequência, ia ao centro da cidade a pé. O escritor André Seffrin, amigo de mais de 20 anos de convivência, chegou a fazer esse trajeto com ele. Conversávamos muito sobre poesia e vida, diz Seffrin. Era um ser que respirava poesia, mas não era dado a políticas literárias, complementa. Foi tradutor de diversos autores, dentre os quais Virgílio (Bucólica) e Adam Mickiewicz (12 poemas), edições Latife de 1998 e 2000. O primeiro livro Melodias de Estio (poesias) e de 1952, seguido de Iniciação ao Sonho (1955), O Poder da Palavra (1959), Labirinto (1967) e Ir a Ti (1969). Chamma vivia isolado do meio literário, mas conquistou a admiração da crítica e de muitos de seu pares e como Mario Faustino, Walmir Ayala, Ariano Suassuna, Carlos Nejar, Alexei Bueno e outros. Casou-se em 1952 com Lucia Monteiro e tiveram dois filhos, Maria Alice e Alfredo. Entre 1957 e 1958, trabalhou no Jornal de Poesia e passou a colaborar com jornais e revistas, entre eles, o Diário de Notícias e o Correio da Manha. Ao todo, publicou nove livros de poesia, de Melodias do Estio e Antologia Poética (2001). Deixou vários inéditos. Conquistou vários prêmios nacionais, com destaque para o Bienal Nestle de Literatura Brasileira (1984). Produziu uma poesia densa e mística, dilatada por significações profundas, que não se entregavam facilmente ao leitor. Não apenas escreveu sobre o mistério, mas viveu em mistério, diz o escritor Miguel Sanches Neto, que editou Chamma na Imprensa Oficial do Estado. Ligado a Geração de 45, faleceu no dia 12 de janeiro de 2010, aos 82 anos. ALACS: resumo histórico A fundação da ALACS foi proposta em 09 de julho de 2001 pela Academia Paranaense de Letras. A instalação, em parceria com o Campus de Irati da Unicentro, deu-se em 23 de novembro de 2002. A ALACS tem por objetivo integrar culturalmente a região centro-sul do Paraná, englobando os municípios de Irati, Imbituva, Prudentopolis, Inácio Martins, Rebouças, Rio Azul, Mallet, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Teixeira Soares, São João do Triunfo, Ipiranga e Ivaí. A atual presidente é Luiza Nelma Fillus.