Stoklos recebe três CMEIs para Irati

Publicado em: 14/05/2012 00:00

O prefeito Sergio Stoklos, a vice Marisa Lucas e as secretárias municipais de Educação Zenilda Stroparo e de Finanças Ana Maria Borges participam, neste dia 14, em Brasília, de uma audiência no Palácio do Planalto, atendendo a convocação do Ministério da Educação. Na cerimônia, a presidenta Dilma Rousseff assinará um termo para que algumas cidades recebam Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O evento faz parte do lançamento da Agenda de Atenção Básica à Primeira Infância e de assinatura de termos de compromisso para construção de creches - como antigamente eram denominadas estas instituições que integram o Programa ProInfância/PAC2. Na oportunidade, o prefeito Stoklos vai oficializar o recebimento de três novos CMEIs para o Município. São investimentos importantíssimos para Irati, em valores acima de R$ 3 milhões. Vamos receber as orientações neste dia para encaminharmos rapidamente o processo licitatório para que estas obras sejam construídas e que, naturalmente, as vagas sejam criadas o mais breve possível, já que há uma necessidade muito grande neste sentido, comemora o prefeito. Em relação à importante conquista dos CMEIs para Irati, Stoklos esclarece que o empenho da administração para o atendimento a este setor é permanente. Lutamos por isto, já está quase pronta uma creche no Bairro Canisianas, e agora teremos mais três para atender a demanda do nosso Município. De acordo com o projeto, os novos CMEIs de Irati já tem localização determinada. Um deles será construído na Rua Teixeira Soares, no Bairro Rio Bonito; outro na região do Bairro Dallegrave, atendendo aquele bairro e também Pedreira e Floresta, entre outros; e o terceiro está destinado à Vila São João, junto ao Loteamento Joaquim Zarpelon, para dar assistência a toda aquela região da cidade, que cresceu muito. Quanto ao CMEI do Bairro Canisianas, o prefeito acredita que a obra deverá ser entregue à prefeitura na metade do ano, a fim de que seja colocada em uso de imediato, para a população levar seus filhos, já que há grande necessidade. Proinfância Em cadeia de rádio e televisão na noite de 13 de maio, a presidenta Dilma Rousseff justificou o lançamento da Agenda de Atenção Básica à Primeira Infância, aludindo o Dia das Mães, às quais prestou homenagem com a implantação do programa. Durante muito tempo se tratou creche como se fosse só um lugar para deixar as crianças para a mãe poder ir trabalhar, mas creche não é isso não. Eu estou falando principalmente para as mulheres, discorreu a presidente. Segundo Dilma creche é o jeito que nós temos de atacar na raiz a desigualdade, a diferença de oportunidade que existe entre o filho do pobre e o filho do rico no Brasil, porque em uma creche você vai garantir que a criança tenha acesso aos melhores estímulos que ela teria se a renda da família fosse maior. O Proinfância tem como meta a construção de seis mil CMEIs até 2014. Segundo o Ministério da Educação, foram firmados mais de 1.500 convênios no ano passado, no entanto, as creches ainda não estão prontas. Atualmente, menos de 20% das crianças até três anos estão matriculadas em creches, sejam elas públicas ou privadas.