Governo do Estado anuncia que irá retomar obras do Centro Cultural

Publicado em: 25/05/2012 00:00

Durante uma reunião entre secretários de Estado, Poderes Públicos Municipais e entidades, na terça-feira, dia 22, no Palácio das Araucárias em Curitiba, o Governo do Estado anunciou a retomada das obras do Centro Cultural Denise Stoklos, em Irati e declarou que a responsabilidade pelo espaço será concedida à Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (Unicentro). Participaram do encontro, os secretários: do Planejamento e Coordenação Geral, Cassio Taniguchi, do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, da Cultura, Paulino Viapiana, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Santos Leal Neto. Nós vamos dar sequência à conclusão da obra, já colocando no orçamento deste ano uma verba que dá início ao processo de licitação. No orçamento do próximo ano colocaremos os valores necessários para a conclusão da obra. E em 2014, será incluso os valores para os equipamentos, que serão fundamentais para o funcionamento do teatro, afirma Taniguchi. O prefeito Sergio Stoklos, ressalta que apesar da construção ser responsabilidade do Governo do Estado, o Município sempre buscou o diálogo para o retorno das obras do Centro Cultural. Sempre buscamos trazer o melhor para Irati, sabemos a importância cultural e social que o espaço irá proporcionar não apenas aos iratienses, mas à toda região Centro-Sul, salienta Stoklos. A equipe técnica da Secretaria do Desenvolvimento Urbano acompanhou a reunião e fez o relato aos secretários da situação da obra. Para a conclusão, são necessários cerca de R$ 6 milhões. A construção havia sido licitada pelo Paraná Cidade e estava sob responsabilidade da Secretaria de Cultura. Durante a reunião ficou definido que será feita uma nova licitação agora pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da Unicentro para viabilizar a conclusão da obra. As obras terão continuidade ainda este ano. ?? um processo que será iniciado rapidamente, esperamos o quanto antes que as obras sejam retomadas, declara Taniguchi. O processo burocrático de abertura de licitação, contratação e liberação demora entre 90 e 120 dias. O secretário de Desenvolvimento Urbano ressaltou o interesse e a parceria sempre demonstrados pelo Município nas obras realizadas pelo Governo do Estado. Para nós é uma satisfação participar desse momento importantíssimo para o governo Beto e para o município de Irati. O Centro Cultural acomodará mais do que espetáculos, ele proporcionará um incremento no desenvolvimento regional, defende Silvestri. O deputado estadual, Cesar Silvestri Filho, mencionou que a retomada das obras do Centro Cultural e todo o desencadeamento é reflexo do panorama administrativo municipal. A obra é do Estado, mas o Município sempre mostra comprometimento e interesse, não apenas com o Centro Cultural, mas em diversas obras, através de uma busca constante por melhorias estruturais e sociais, destaca Silvestri Filho. Unicentro assume Centro Cultural Denise Stoklos Além da confirmação da continuidade das obras, o Governo do Estado repassará a administração do Centro Cultural à Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (Unicentro). A medida foi anunciada durante a reunião. Todo o processo administrativo e geracional será de responsabilidade da Universidade. O diretor do campus de Irati da Unicentro, Edelcio Stroparo, recebeu com entusiasmo a notícia. Para a comunidade acadêmica essa é uma conquista grandiosa. Com o Centro Cultural teremos a possibilidade de mais cursos e professores. Essa é uma nova perspectiva para Irati e toda a região, aponta Stroparo. O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Santos Leal Neto, disse que a existência do Centro Cultural facilita a viabilidade do curso de Artes Cênicas para o campus da Universidade no Município. Um justifica o outro. Estamos acompanhando todo esse processo em Irati, já sabemos que essa será a próxima reivindicação e queremos na inauguração desse espaço, também já anunciar a implantação do curso de Artes Cênicas na Unicentro de Irati, declara Leal Neto. A continuidade desse processo é uma determinação do governador Beto Richa e dos secretários que participaram da reunião. Esperamos que a população de Irati possa usufruir desse Centro Cultural e dos benefícios proporcionados pela cultura, deseja Taniguchi. O secretário de Cultura, Paulino Viapiana, realça o caráter democrático das decisões. O repasse dessa responsabilidade para a Universidade, acarretará em mais benefícios para a educação e a cultura em Irati e na região, assegura Viapiana. O terreno em que está sendo construído o Centro Cultural foi cedido pelo Município, e através de lei seria repassado à Secretaria de Estado da Cultura, com a decisão, a posse do terreno será transmitida à Unicentro. O encontro resulta em um saldo extremamente positivo. A administração e gestão do Centro Cultural sendo feitas pela Unicentro oportunizará que exista sempre um crescimento e desenvolvimento desse espaço. Haverá novas possibilidades, culturais, sociais e econômicas, conclui Stoklos. Participaram da reunião, o prefeito de Irati, Sergio Stoklos, a vice-prefeita, Marisa Lucas, o presidente da Câmara de Irati, Antonio Filipus, os vereadores, Rafael Felipe Lucas e Sidnei Jonaldo Jorge, o diretor do campus da Unicentro em Irati, Edélcio Stroparo, o secretário municipal de Cultura, Rafael Ruteski, a presidente da Academia de Letras Artes e Ciências do Centro Sul do Paraná (ALACS) e presidente da Fundação Denise Stoklos, Luíza Fillus, e os integrantes da Fundação, Carmen Pegoraro e Cássio Olavo Carvalho.