Escolas Municipais encerram trabalhos sobre a Cultura da Paz

Publicado em: 29/05/2012 00:00

Foram concluídas nos últimos dias, as atividades do Projeto Televisando o Futuro Paz tem Voz, que teve como tema a Cultura da Paz. Ao todo, 20 escolas municipais de Irati participaram do projeto, foram produzidos nas categorias participantes trabalhos de: ilustrador mirim (90), cartunista mirim (81) e professor transformador (13). A secretária de Educação, Zenilda Alice Stroparo, salienta que o envolvimento dos alunos nesses projetos contribui para o estímulo educacional dentro da sala de aula. O projeto envolve atividades com a comunidade escolar, os pais e a sociedade em geral. Os alunos participam de iniciativas que proporcionam um amplo desenvolvimento pedagógico que ultrapassa o tema trabalhado, afirma Zenilda. A coordenadora pedagógica do projeto na Secretaria, Marcia Andriola Medeiros, destaca que as atividades buscaram incentivar a cordialidade, amizade, respeito, responsabilidade, entre outros comportamentos necessários para o convívio em sociedade. O aprendizado demonstrado pelos alunos vê-se através das atividades, que envolveram pais e a comunidade, e que evidenciam a preocupação com a formação e conscientização das nossas crianças, comenta Marcia. Durante o andamento do projeto foram promovidas atividades de dança, teatro, rodas de conversa, palestras, visitas à comunidade, entre outros. A fase classificatória dos trabalhos acontece entre os dias 11 e 15 de junho. Participante:
A Escola Municipal São Valdomiro foi uma das instituições participantes do projeto. A diretora, Otilia Cetnarski, ressalta a criatividade dos alunos nas atividades realizadas. Os professores buscaram oferecer diversas vertentes de conhecimento das propostas, um dos retornos positivos pelos alunos veio quando eles puderam demonstrar isso aos pais e à comunidade, menciona Otilia. A professora Rosa Regina Ribeiro de Lima, explica como trabalhou o tema com os alunos. Foram usados diversos recursos durante as atividades, desde o texto ao teatro. Essa mistura e aglomeração de diversas práticas de ensino colaboram para que as crianças assimilem mais o conteúdo, cita Rosa Regina. A professora inclui também no roteiro de trabalhos a produção de um jornal sobre a Cultura da Paz. Além de ser uma metodologia de aprendizagem, eles tem a oportunidade de ir treinando apresentações em público. Todas as atividades têm como objetivo incentivar e preparar o aluno para os relacionamentos sociais que terão no decorrer de suas vidas, finaliza Rosa Regina.