Projeto Escola no Campo será desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação

Publicado em: 25/07/2012 00:00

A Secretaria Municipal de Educação, a Cooperativa Bom Jesus, a empresa Syngenta e a Fundação Abrinq lançaram oficialmente nesta quarta-feira, dia 25, em Irati, o Projeto Escola no Campo. Além do lançamento, houve também o treinamento dos professores e equipe pedagógica, e ainda a elaboração do plano de ação do projeto, que deverá se estender até o mês de novembro. O Escola no Campo é uma iniciativa que visa incentivar e formar uma nova geração de agricultores, conscientes da necessidade de preservar o meio ambiente e usar a tecnologia para a produção de alimentos mais saudáveis. A secretária municipal de Educação, Zenilda Alice Stroparo, destaca que além de os alunos aprenderam mais sobre a vida no campo, repassam esse conhecimento para a família. O projeto assume um papel muito relevante na conscientização das crianças e adultos sobre os conceitos de agricultura sustentável, afirma Zenilda. O coordenador do projeto, Helio Skiba, comenta que o principal resultado prático a ser alcançado é o incremento nas práticas agrícolas locais. As crianças, adolescentes e adultos das localidades rurais têm sua autoestima elevada a partir do momento em que tomam conhecimento da importância do agricultor na economia do país, frisa Skiba. A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Marcia Andriola Medeiros, ressalta que o projeto proporciona a disseminação das informações entre alunos e pais. ?? um conhecimento que oportuniza que a agricultura sustentável seja praticada, de forma que as gerações futuras não sejam comprometidas, menciona Marcia. Skiba comenta que o projeto é focado na realidade local, que usa o debate como temática principal dentro do conteúdo pedagógico. O sucesso da iniciativa está na identificação do público (alunos e pais) com o tema, cita. Ele ainda expõe que a região Centro-Sul tem uma área rural composta de pequenos e médios produtores, que em sua maioria não usam grandes e avançadas tecnologias em suas produções. São ensinamentos básicos, mas que fazem toda a diferença no dia a dia do campo, fala Skiba. Projeto O Escola no Campo é voltado às escolas rurais e existe desde 1991, mas esse é o primeiro ano que o projeto didático será desenvolvido em Irati. Ao todo, mais de 300 alunos de dez escolas municipais da área rural estarão inclusos no projeto. As propostas de trabalho incluem: palestras, visitas a cooperativa, trabalho e discussão dos temas em sala de aula, entre outros. Os professores e alunos receberão uma cartilha informativa que irá nortear os trabalhos em sala de aula. Entre os diversos assuntos abordados estão: o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o trabalho infantil, a natureza e o homem, a cultura alimentar, a história da agricultura, os produtores e o agronegócio, a biotecnologia, entre outros. Os pais dos alunos que estiverem envolvidos no projeto também receberão uma cartilha, que destaca principalmente sobre a produção sustentável e os cuidados com o meio ambiente.