Campanha para atualizar a caderneta de vacinação de crianças acontecerá em Irati

Publicado em: 15/08/2012 00:00

Será lançado neste sábado, dia 18, a Campanha Nacional de Multivacinação de crianças com até cinco anos. A mobilização ocorrerá entre os dias 18 e 24 de agosto, durante a semana serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança. A coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Irati, Andreia Fernanda da Silva, comenta que além do público alvo, que são as crianças até cinco anos, os adultos também devem aproveitar o período para atualizar sua situação vacinal. A campanha visa diminuir o risco de transmissão de enfermidades que podem ser prevenidas com a vacinação, como também, reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal, informa Andreia. Ela frisa que a campanha de atualização é uma intensificação de rotina. Estarão participando da campanha neste sábado (18) das 8h às 17h, as seguintes unidades de saúde: Pronto Atendimento, Ademar Vieira do Araújo, Rio Bonito, Vila São João, Lagoa, Guamirim e Gonçalves Júnior. Todas as vacinas do calendário básico infantil estarão sendo oferecidas nos postos durante a campanha. Os pais devem levar as crianças com menos de cinco anos de idade aos postos de vacinação para que a caderneta seja avaliada e, se necessário, atualizada. Novas vacinas Além das vacinas já oferecidas, outras duas passam a fazer parte do calendário básico: a pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Andreia esclarece que as novas vacinas serão introduzidas gradativamente, ou seja, por enquanto apenas as crianças que estiverem iniciando o calendário de vacinação receberam as doses. As crianças que foram vacinadas antes já tem imunidade às doenças prevenidas pelas novas vacinas. O que muda com o novo esquema é principalmente a forma de vacinação, por isso será direcionado para as crianças que nunca tomaram nenhuma dose das vacinas, explica. A nova vacina Pentavalente é injetável e combina duas outras vacinas: a tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras doenças bacterianas) e a vacina contra a hepatite B. Desta forma, ao invés de duas injeções, as crianças precisarão tomar apenas, ou seja, uma picada a menos. A pentavalente deve ser administrada aos dois, aos quatro e aos seis meses de vida. A Vacina Inativada Poliomelite (VIP), ao contrário da vacina oral (VOP), não contém mais o vírus ativo e será injetável. Ela é destinada a crianças de dois e quatro meses de idade. Aos seis e aos 15 meses, o bebê deve tomar a VOP, em gotinhas, como reforço.