Expansão do IFPR em Irati foi anunciada durante entrega de obras do Câmpus

Publicado em: 22/08/2012 00:00

O prefeito Sergio Stoklos participou, dia 22, da solenidade de entrega das obras de revitalização do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Câmpus Irati, ocasião em que o reitor Irineu Mario Colombo e o diretor do Câmpus Francis Luiz Baranoski anunciaram oficialmente a ampliação da unidade de Irati e início do médio integrado já em 2013. O IFPR está em franca expansão e o exemplo é o Câmpus de Irati, afirmou Colombo. O reitor explicou que todas as unidades do IFPR estão elaborando planos diretores para a definição dos novos blocos a serem criados, com o propósito de melhorar a infraestrutura e ofertar novos cursos tecnológicos para a comunidade. Em Irati, a perspectiva é de que o Instituto possa crescer exponencialmente, passando a ter uma equipe formada por 90 professores, segundo Colombo. Atualmente, são apenas 16 professores no quadro de funcionários do Câmpus. Em 2013, começará a ser oferecido o ensino médio integrado ao curso técnico em informática e, para isto, o número de docentes deverá praticamente dobrar. Haverá concurso público para contratação de 13 novos professores para atuarem no IFPR em Irati. Queremos colaborar para melhorar o ensino médio, temos esta missão de fortalecer este segmento; depois, pretendemos implantar cursos superiores de licenciatura nas áreas em que faltam professores, afirmou Colombo. O prefeito Sergio Stoklos destacou que esta expansão pedagógica e estrutural irá possibilitar a implantação de novos cursos e a formação de um número maior de pessoas e a formação é o grande diferencial para o desenvolvimento econômico e social, afirmou. Para ele, o IFPR terá significativa parcela de contribuição no desenvolvimento que o município terá nos próximos dez anos. Para o diretor do Câmpus, Francis Luiz Baranoski , é gratificante ver a instituição que começou há dois anos novos receber investimentos e fazer diferença na vida das pessoas. Novo bloco Durante a solenidade, houve a entrega do projeto padrão, que prevê a construção de um bloco de salas de aula de 5.000 m2, para análise do setor de Obras da Prefeitura de Irati. O projeto foi entregue ao secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Diorgenes Ditrich, para avaliação e aprovação, o que possibilitará o processo de licitação. Em 2014, queremos inaugurar este primeiro bloco, enfatizou o reitor. Ele explicou que a área de aproximadamente três hectares, doada à instituição pelo município em 2009, serão ocupados gradativamente por blocos contendo biblioteca, auditório, laboratórios, salas de aula e administrativas, espaços esportivos e de pesquisa, dentre outros. Cursos oferecidos Desde março de 2010 o Instituto Federal do Paraná está em atividade em Irati com os cursos técnicos em Agroecologia, Informática e Produção de Moda, que são gratuitos, presenciais e destinados a alunos que já concluíram o Ensino Médio. Na modalidade EaD Ensino a Distância, estão em andamento os cursos técnicos em Administração, Secretariado e Eventos e de Especialização em Gestão Pública. O objetivo é promover o desenvolvimento de mão de obra capacitada para atuar nas demandas locais e nos arranjos produtivos. A seleção de alunos acontece uma vez ao ano, geralmente no último trimestre. Os docentes do câmpus também desenvolvem projetos de extensão, que atuam diretamente na comunidade. São projetos de formação, assistência, consultoria, dentre outros, que proporcionam às pessoas condições de protagonizar ações que resultem em incremento na renda familiar e melhoria da qualidade de vida. O Câmpus Irati estabeleceu, ainda, parcerias com entidades e instituições locais com a finalidade de contribuir para a transformação da realidade social. Revitalização As obras de identificação visual, entregues neste dia 22, seguiram o padrão do IFPR, que é uma estrutura multicampi, e tiveram investimento do Governo Federal de aproximadamente R$ 500 mil. A revitalização incluiu construção de portal de entrada, guarita e bancos; construção de muro palito; colocação de pavers; instalação de brises nas janelas, postes de iluminação e mastro de bandeira, plantio de árvores e grama; além de pintura externa.