Programa Irati Livre do Tabaco reúne exemplos positivos

Publicado em: 28/08/2012 00:00

Dia 29 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, o dia é dedicado para enfatizar os males do fumo, suas formas de prevenção e combate do vício. Vale ressaltar que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Desde 2007, o Programa Irati Livre do Tabaco desenvolve iniciativas e práticas de apoio e tratamento aos fumantes que desejam abandonar o tabagismo. Aproximadamente 400 pessoas já participaram do programa em Irati. Segundo pesquisa realizada no município, o índice de pessoas participantes do programa que conseguiram parar de fumar, oscila entre 65% a 80%. Este ano alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, será promovido uma reunião com os participantes e os seus familiares, o encontro está marcado para quinta-feira, dia 30, às 13h30 no Salão Nobre do Centro Administrativo Municipal (CAM). Pessoas que desejam parar de fumar também são convidadas a participar. Exemplo A empresária, Marilda Tucholski Marochi, é um exemplo positivo de libertação do cigarro. Ela participou do programa e está há mais de cem dias sem fumar. Fumei por mais de 20 anos e sempre fui consciente dos malefícios desse hábito, mas nunca havia encontrado o apoio que tive no grupo, conta. Ela participou do programa juntamente com sua irmã, que também largou o cigarro. Marilda cita como item principal para abandonar o vício, o apoio mútuo e o conhecimento de outras realidades similares de pessoas dependentes do tabaco que participam do programa. No programa além de você receber todo o apoio da coordenação, um participante estimula e apoia o outro, é um grupo de pessoas onde todos são iguais. Nas conversas e nas ações, fica o sentimento de que é possível parar, fala. Ela comenta que antes de largar o vício pensava que seria mais difícil. Parece que o fumante cria uma barreira e sempre acha motivo para não parar, mas não há nada que compense ou se compare a sua qualidade de vida depois que se larga o cigarro, avalia. A experiência de Marilda e da irmã foi positiva e estimulou mais uma pessoa do seu ambiente de trabalho a participar do programa e a também abandonar o tabagismo. Benefícios O Instituto Nacional de Câncer (Inca) lista uma série de informações positivas para o abandono do vício, como: vinte minutos depois de parar de fumar, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal; após duas horas, não haverá mais nicotina no sangue; após 8 horas, o nível de oxigenação no sangue aumenta para o normal; após um dia, diminuem os riscos de um ataque cardíaco; após dois dias, o sistema nervoso estará funcionando melhor; após três dias, os brônquios estarão relaxados, tornando a respiração mais fácil; após três meses, a circulação do sangue aumentará. Em um ano, haverá a redução da tosse, da congestão nasal, do cansaço e da falta de ar. Após cinco anos, o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou. Programa Irati Livre do Tabaco Quem deseja parar de fumar em Irati, conta com o programa e com o apoio de uma equipe de profissionais da saúde. Os grupos são formados e se reúnem toda quarta-feira, durante cinco semanas, das 13h30 às 16h no Centro Administrativo Municipal (CAM). Os participantes recebem atendimento médico e psicológico, quando necessário, também recebem tratamento medicamentoso. Vale frisar que o programa é totalmente gratuito. Os interessados em largar o cigarro podem receber mais informações através do telefone 3907 3146.