Alimentos agroecológicos podem ser adquiridos no Armazém Solidário

Publicado em: 31/08/2012 00:00

Dia 05 de setembro, o Armazém Solidário, localizado ao lado da Unidade de Saúde da Vila São Joao, abrirá as portas para a comercialização de alimentos. Toda quarta-feira, das 9h00 às 16h00, funcionará a Feira Semanal de Produtos Agroecológicos, para a venda de frutas, verduras, legumes e grãos de época in natura. O diferencial é a oferta de alimentos cultivados em propriedades rurais de Irati e dos demais municípios do Território Centro Sul, sem o uso de agrotóxicos. Para que estes alimentos mais saudáveis sejam produzidos, há um trabalho de capacitação e orientação dos agricultores, que vem sendo feito há vários anos no Território Centro Sul, por meio da assessoria do Instituto Equipe de Educadores Populares. Além deste apoio, as famílias que compõem a Associação São Francisco de Assis contam com o trabalho de outras entidades que fazem parte do Conselho Gestor do Território Centro Sul do Paraná, como SEAB, Emater e Prefeitura Municipal de Irati. O Armazém Solidário foi construído para facilitar a organização da produção e a comercialização dos produtos agroecológicos in natura e também para permitir o processamento de alimentos, o que evita perdas e amplia a renda dos agricultores. O espaço é de propriedade do Município de Irati, foi edificado com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e está destinado para utilização da Associação São Francisco de Assis. A Associação e o Instituto Equipe atuam promovendo a implementação de políticas públicas para a agroecologia e segurança alimentar, viabilizando a produção de frutas e hortaliças de forma sustentável através de ações como o PAA - Programa de Aquisição de Alimentos e o PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar. O Armazém Solidário comtempla esse objetivo ao tornar os produtos agroecológicos acessíveis aos iratienses. Estrutura O Armazém Solidário possui 214,53 m2 de área construída e disponibiliza modernos equipamentos para processamento de frutas, verduras, legumes e grãos, a serem utilizados pelas 120 famílias do Território Centro Sul que cultivam alimentos agroecológicos. Os equipamentos adquiridos através do convênio entre o Município e o Ministério do Desenvolvimento Agrário que fazem parte das instalações do Armazém Solidário são: duas balanças eletrônicas com capacidade mínima de 15 kg, uma delas com tecla de impressão de etiqueta; uma balança mecânica com capacidade mínima de 200 kg; duas seladoras a vácuo com bico de sucção central, sensor para líquidos e temperatura, mesa para embalagem de até 3 kg de produtos; seladora com bobina de até 500m; dois descascadores de legumes com capacidade mínima de 10kg; processador com capacidade de produção mínima de 150 kg/h; carrinho para transporte de caixas plásticas com capacidade mínima de 250 kg; três notebooks; duas impressoras laser com copiadora; 30 cadeiras em polipropileno; duas mesas e dois armários em madeira; balcão refrigerado com controle de temperatura por termostato; freezer com dupla função: freezer e refrigerador de no mínimo 500 litros; e mesa com tampo inox, com prateleira gradeada de aço inox.