Irati conquista R$3 milhões para investir em patrulha das estradas rurais

Publicado em: 21/03/2017 10:36

Durante a manhã desta segunda-feira (20), o prefeito de Irati, Jorge Derbli, esteve em reunião com o governador do Paraná, Beto Richa, que anunciou a liberação de R$3 milhões para o município investir em uma patrulha para recuperar as estradas do interior. Com o recurso, o Pátio de Máquinas será reequipado, podendo atender melhor os moradores do campo.

Trabalhando com os equipamentos, em sua maioria, sucateados ou aguardando reparos, a Prefeitura de Irati teve seu pedido atendido de recursos para melhorar e aumentar os serviços nas estradas do interior. Além de Irati, mais 71 cidades paranaenses foram beneficiadas, por meio do Sistema de Financiamento dos Municípios, gerido pela Fomento Paraná, que está disponibilizando, no total, R$55,85 milhões de investimento.

“Estes R$3 milhões serão usados para a compra de oito equipamentos: duas motoniveladoras, duas retroescavadeiras, dois rolo compressores, uma escavadeira hidráulica e um caminhão comboio”, explicou o prefeito Jorge Derbli, após o encontro com o governador. Ele ressalta que este investimento vai possibilitar a formação de uma patrulha para atuar somente no interior.

“Uma das minhas grandes preocupações é fazer com que todas as estradas rurais do nosso município estejam boas para transitar. É o mínimo que o nosso homem do campo merece. Estou muito contente com este financiamento para Irati, pois veio em boa hora”, ressaltou Derbli.

Depois da liberação do financiamento por Richa, os projetos dos municípios serão analisados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e do Paranacidade. “Para nós, é uma alegria quando podemos liberar recursos substanciais que ajudam os nossos municípios, contribuem para seu desenvolvimento para gerar qualidade de vida ao nosso povo – que é o que temos feito desde o início do mandato, em 2011. E hoje, graças ao equilíbrio das contas do Estado, temos a possibilidade de ajudar os municípios neste momento de crise, de queda na arrecadação. Mas o Paraná está protegido”, salientou o governador. Ele ainda lembrou que o setor de segurança está recebendo melhorias com a contratação de três mil policiais e a aquisição de 1.200 viaturas novas, que devem chegar às companhias no próximo mês.

MAIS ATENDIMENTO ÀS COMUNIDADES

O secretário de Viação e Serviços Rurais, Anselmo Stadykoski, junto de sua equipe, comemora esta conquista. “Estamos fazendo o possível para atender todas as comunidades do interior com os equipamentos que temos. Com esta patrulha realmente efetivada, vamos reorganizar nossas metas de atendimento nas estradas, refazendo nosso planejamento de trabalho”.

Stadykoski ressalta que o trabalho que vem sendo executado é de muita qualidade, mas que o novo maquinário vai possibilitar um grande avanço na execução de obras. Nesta semana, as equipes do interior estão atuando com várias frentes de trabalho. A estrada para o Itapará está recebendo os últimos pontos de revestimento. O atendimento à localidade de Campina Branca também iniciou nesta manhã para a realização de serviços em atoleiros com o objetivo principal de organizar o fluxo do transporte escolar.

“A Serra dos Nogueiras receberá patrolamento nos próximos dias. Em seguida, a comunidade do Pinho de Cima será atendida e a ponte local também será refeita. A região do Pirapó, Guamirim e Taquari receberá outra frente de obras. Uma equipe também vai começar melhorias na localidade de Cadeado do Santana e região, indo em direção ao atendimento da comunidade da Colônia São Lourenço”. No Rio do Couro, o secretário afirma que a ponte local será arrumada, assim que sejam finalizados os serviços da ponte da Cachoeira do Palmital.

Texto: Assessoria de Comunicação PMI

Foto: AEN