Museu do Pinho (Casa dei Nonni) abre aos domingos e feriados

 

Publicado em: 21/03/2017 15:28

Whatsapp

 

O Grupo Chiaro de Luna comunica que o Memorial Alzira Dembiski Bueno, a “Casa Dei Nonni (casa dos avós, em italiano) permanece aberto para visitação todos os domingos e feriados. O espaço, que passou a ser chamado de “Museu do Pinho” reúne muita história, danças, músicas, comida típica italiana, artesanatos, passeios de carroça e produtos locais. Como os próprios integrantes do grupo folclórico costumam descrever, trata-se de “um pedacinho da Itália em um só lugar”.

Localizada em Pinho de Baixo, a antiga casa em madeira foi totalmente reconstruída após sua retirada de área central de Irati, anos atrás, e se transformou num espaço de grande riqueza histórica e cultural. Além disso oferece a vantagem do contato direto com a natureza e o ar puro do campo, favorecendo passeios com familiares e amigos.

Atrativos

Na antiga casa podem ser observados móveis com cerca de 100 anos de idade, como os antigos armários, cama de casal, utensílios domésticos para o preparo de alimentos, louças, objetos de uso pessoal e ferramentas do trabalho doméstico cotidiano. Além de vários elementos que contam um pouco do passado recente de uma das etnias que compõem a realidade de Irati, há também diversas fotos de antigos moradores e fundadores da comunidade, o que transforma a visita numa verdadeira aula de história.

Próximo à Casa dei Nonni podem ser visitadas duas cachoeiras e percorrida uma trilha em meio à natureza, que dura aproximadamente 40 minutos de caminhada.

No local também são comercializados vinhos coloniais, licores, geleias, doces e bebidas em geral. O pequeno recanto também é propício para descontraídas rodas de chimarrão.

Acesso

As estradas que chegam ao Museu do Pinho foram adequadas, e ganharam revestimento com cascalho, permitindo o tráfego mesmo em dias instáveis.

O acesso ao local é feito via BR-277, próximo à entrada secundária de Irati, na entrada ao lado do restaurante Maxim’s, seguindo pela estrada do Pinho, por aproximadamente 9 km.

A entrada no memorial custa R$ 2 por pessoa, e quem quiser passear de carroça pelo local paga R$ 5. A casa está aberta para visitação aos domingos e feriados, das 13h30 às 18h.

Mais informações pelos telefones 9 9998 7099, 9 9852 0761 e 9 8428 0834.