Programa antitabagismo de Irati será retomado até o final do mês

 

Publicado em: 04/04/2017 18:00

Whatsapp

 

Um dos principais programas da área de saúde de Irati, o de combate ao tabagismo, estará de volta até o final deste mês.

Segundo os coordenadores do programa, o Ouvidor Municipal de Saúde, Leandro Ditzel, e a enfermeira Luciane da Luz Correia, todo o processo está sendo completamente reestruturado e, inclusive, sendo providenciado um novo local. Os novos grupos terapêuticos prosseguirão seguindo rigorosamente as orientações do Instituto Nacional do Câncer.

Há também a preocupação em buscar uma outra abordagem na imagem do programa. Profissionais atualmente inseridos na terapia ou que já passaram pelo programa em outros momentos, consideram que a nomenclatura usada até agora gera desconforto em relação aos fumicultores. O nome “Irati Livre do Tabaco” deverá, portanto, ser substituído, em razão de que a fumicultura é tradicionalmente fonte de renda para muitas famílias da região, e que o referido programa não visa denegrir a produção, mas focar os problemas decorrentes do tabagismo, e auxiliar quem deseja abandonar o cigarro.

Mais de 1.000 pessoas desde 2007

Implantado no município em maio de 2007, utiliza a terapia cognitiva comportamental como base para o tratamento do dependente em nicotina. Mais de 1.000 pessoas já passaram pelo programa, que alcança índices de sucesso em torno de 50%.

O êxito do tratamento depende da força de vontade de cada participante para abandonar o vício. A terapia empregada busca fortalecer justamente essa determinação do paciente.

Assim que for reiniciado, Ditzel calcula que serão formados grupos de 18 pessoas por sessão semanal.

Mais informações pelo telefone 3907 3122, com Luciane.