Secretaria de Educação conclui outra etapa de formação continuada

Publicado em: 05/09/2012 00:00

No último dia 28, a Secretaria Municipal de Educação de Irati organizou um encontro com os professores que concluíram mais uma etapa do curso de Formação Continuada, Pró-Letramento oferecido através do Ministério da Educação (MEC) em parceria com universidades. Nesta etapa, que teve inicio em março de 2012, a formação concentrou-se em duas áreas: Alfabetização e Linguagem, tendo como tutora a professora Edna Aparecida Pereira; e Matemática, cuja tutora foi a professora Margarete Zanlorenço. Ao concluir este módulo do Pró-Letramento, a rede municipal de ensino de Irati atingiu aproximadamente 90% dos professores das séries iniciais do município. Cada etapa teve a duração de 120 horas, sendo que 84 horas presenciais e 36 horas à distância, que foram destinadas à execução de atividades individuais e aplicação das mesmas em sala de aula. Os professores puderam participar dos cursos em momentos diferentes, aproveitando uma estrutura organizada. Ainda receberam material de apoio sem custo algum. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Educação de Irati oportunizou aos professores a continuidade e a permanência dos estudos, atendendo aos objetivos da formação continuada. Estamos orgulhosos por esta conquista e por podermos mostrar, com este trabalho, a importância da formação continuada para uma melhor qualidade de ensino, afirma a secretária de Educação Zenilda Alice Stroparo. A secretária e a equipe pedagógica parabenizam os professores que entenderam a proposta e compartilharam, durante esses anos, suas práticas. Depois dos cursos, os professores tornam-se mais reflexivos e inovadores, melhorando assim o seu trabalho junto aos alunos, defende Zenilda. Formação A Secretaria Municipal de Educação de Irati vêm, há vários anos, desenvolvendo ações para consolidar a prática de formação inicial e continuada, presencial e à distância, que oportunize a construção de profissionais mais autônomos, reflexivos e comprometidos com seus princípios e com as necessidades de sua comunidade educacional. Para desencadear esse processo, buscou-se a problematização da própria prática do professor, oportunizando que o mesmo lance um novo olhar para as questões que vivencia. Ao analisarem situações semelhantes à sua prática, os professores puderam compartilhar refletir, relatar dilemas, ter uma reflexão retrospectiva sobre a ação. Nesse contexto, objetivou-se o contraste entre a sua prática e o conhecimento teórico já produzido por outros sujeitos (estudiosos, pesquisadores, professores). Assim houve a análise das teorias fundamentais produzidas e acumuladas sobre os temas que envolvem Alfabetização e Linguagem e Matemática nas séries iniciais.