Dia do Ensino Iratiense é comemorado com história da cidade contada por Nhô Pacífico

Publicado em: 29/05/2017 16:21

Em alusão aos 110 anos do município, personagem que desbravou Irati, vivido pelo professor Zeca Araújo, conta início da história da cidade às crianças

No dia 30 de maio é comemorado o Dia do Ensino Iratiense. E, para celebrar a data este ano, escolas da rede municipal estão promovendo atividades durante esta semana com a participação do Nhô Pacífico, que foi um dos descobridores de Irati – personagem do professor José Maria Grácia Araújo, que conta como foi o desenvolvimento do município nos primeiros anos.

Nesta terça-feira (30), a Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo realiza atividades comemorativas à data com a apresentação do Nhô Pacífico. “Rosalina foi a primeira professora do município e patronesse do Dia do Ensino Iratiense. A data 30 de maio foi escolhida porque, em 1902, foram realizados os primeiros exames de educação com a visita e assinatura do chefe do Ensino Paranaense, João Victor Ferreira do Amaral”, explicou o professor Zeca Araújo, autor da lei do Dia do Ensino, sancionada em 2003.

A Escola Municipal Padre Wenceslau celebrou o Dia do Ensino com um passeio com os alunos por locais que marcaram o início de Irati, na última quarta-feira (24). Eles foram até a Colina Nossa Senhora das Graças e encontraram o Nhô Pacífico, que contou a história da cidade. “Com essa atividade, nós quisemos proporcionar para os alunos que eles não conheçam a história somente entre quatro paredes na escola, mas vejam nossa cidade como começou com os locais que fizeram Irati crescer”, disse a coordenadora da escola, professora Adriane de Macedo.

Ela destacou que os alunos ficaram encantados com o passeio, tendo a presença do Nhô Pacífico. “O Pacífico fez um resumo de tudo que trabalhamos em sala de aula, contextualizando a bonita história da nossa cidade. Queremos que nossos alunos não esqueçam e possam passar para seus filhos e netos o que aprenderam”.

Na quinta-feira (25), Nhô Pacífico também esteve na Escola Municipal Francisco Stroparo contando sobre o desbravamento da região em 1829. Na manhã de segunda-feira (29), foi a vez da Escola Municipal Olaria Filipak. E, para fechar o ciclo de apresentações do Dia do Ensino Iratiense, o professor Araújo finaliza a série na quinta-feira (31), na Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento, falando também sobre as escolas e o ensino nas décadas de 1950 e 1960.

HISTÓRIA DE IRATI NAS ESCOLAS

O professor Zeca Araújo, independente do trabalho de interpretação do Nhô Pacífico, realiza atividades nas escolas de Irati há mais de 10 anos. “Durante todo o primeiro semestre, as escolas me procuram para contar a história do início de Irati, que é abordada como disciplina no ensino fundamental. O Pacífico é o personagem que dá a introdução para que os alunos conheçam, desde pequenos, o desenvolvimento de nossa cidade”.

Zeca inicia a história quando Pacífico de Souza Borges e Cipriano Francisco Ferraz saem de barco pelo Rio Bituvão por terras onde hoje se localizam Teixeira Soares e chegam onde é o bairro Vila São João, também conhecido como Irati Velho. Os dois desbravam a região por 15 dias e, tempos depois, Pacífico volta a Irati com a família. “Temos que disseminar nas escolas a história de Irati e a data 30 de maio, para que seja um dia importante para lançar projetos e atividades alusivas à educação no município”. Atualmente, Araújo trabalha no desenvolvimento do projeto da Revista Jovem Cidadão, em parceria com a Sanepar.

E, de 1º a 30 de junho, acontece uma exposição de obras de Zeca e Primo Araújo (seu pai) com desenhos, esculturas e entalhes dos dois artitas.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação