Proerd forma outro grupo de alunos em Irati

Publicado em: 12/09/2012 00:00

Neste dia 12, ocorreu a formatura de mais de 400 participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas, Proerd. Representantes da Polícia Militar, da Prefeitura Municipal de Irati, do Núcleo de Educação, do Corpo de Bombeiros e da comunidade prestigiaram o evento, que lotou o pavilhão de exposições João Wasilewski, no Parque Aquático. Os formandos são alunos do 5o ano das escolas municipais Ana Amaral Gruber, Francisco Stroparo, Francisco Vieira de Araújo, Irmã Helena Olek, João Maria Pedroso, João Batista Anciutti, José Siqueira Rosas e Olaria Filipak. Através do Proerd, eles tiveram acesso a informações sobre as drogas e as consequências do uso, foram estimulados a reforçar sua autoestima, lidar com as tensões, resistir às pressões dos amigos e da mídia. A participação dos alunos é ativa, através de peças de teatro, músicas, redações, questionamentos e pesquisas. Este conhecimento se solidificará e será usado pelas crianças para estarem longe das drogas e, assim, a gente poderá ter um país melhor, definiu o Capitão Costa, Comandante da 1a Cia do Batalhão de Patrulha Escolar da Polícia Militar. Na mesma linha de raciocínio, a secretária municipal de Educação Zenilda Stroparo enalteceu o trabalho realizado. O Proerd é um dos programas mais importantes, pois através da parceria entre a família, a escola e a Polícia Militar, estamos cuidando, conduzindo as crianças para que tenham um futuro bom. Outro aspecto comentado pela secretária é a disseminação de informações proporcionada. O programa tem o poder de atingir um público muito grande, porque as crianças falam em casa, falam para os amigos o que aprendem, multiplicam os conhecimentos. O prefeito Sergio Stoklos destacou a relevância da prevenção ao uso de drogas. ?? importante a formação, principalmente dos jovens, para chegarmos antes dos criminosos, e o Proerd faz isto com muito gabarito, afirmou Stoklos. Além do Proerd, citou outras ações preventivas contra as drogas, a violência e a criminalidade que ocorrem em Irati. Programas municipais, como o Vivendo nos Bairros, oferecem atividades culturais e esportivas para os jovens, ocupando tempo e energia, o que contribui para afastá-los das drogas, do crime. Stoklos comenta ainda que o poder público está trabalhando para ampliar o acesso das crianças e jovens ao esporte e à cultura, com a construção de espaços como o Centro da Juventude, que terá a primeira piscina gratuita de Irati; a Praça de Esportes e da Cultura, na Vila São João; o Ginásio de Esportes e do Teatro Municipal. Vocês poderão criar grupos de dança, de música, de teatro e serem aplaudidos pela comunidade; também, serem campeões na modalidade esportiva que escolherem; não indo para o lado das drogas, finalizou o prefeito, dirigindo-se aos formandos. Proerd O Proerd é um programa educativo, preventivo e estratégico desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. São realizadas dez aulas, num período de dois meses e meio, ministradas atualmente pelo Cabo Xavier. Em Irati, desde o início da administração, 3.500 alunos matriculados nas escolas municipais participaram do Proerd. Ao final da capacitação, os alunos produzem textos sobre os temas abordados e as melhores redações são premiadas. Todos os alunos participantes do Proerd receberam certificados em solenidade de formatura.