Prefeitura prepara área de 15 mil m² para novas empresas

Publicado em: 13/09/2012 00:00

A Prefeitura de Irati, há cerca de quinze dias, está adequando área de 15.000 m², localizada no condomínio industrial da BR-277, para abrigar barracões de quatro empresas em Irati. O processo de destinação destes terrenos já está em andamento há aproximadamente 60 dias e contempla marmoraria, indústria de embalagens, fábrica de carrocerias e distribuidora de frios. O trabalho de adequação da nova área do condomínio está sendo executado por equipes do Parque de Máquinas da Prefeitura, seguindo projetos estabelecidos entre a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Serviços e Artesanato e as empresas solicitantes. A terraplanagem, acessos, limpeza e delimitação dos terrenos já estão praticamente prontos, e assim que a implantação das redes de água e energia for efetuada, terá início a construção dos barracões próprios. A cessão das áreas obedece a leis municipais, aprovadas pela Câmara Municipal, no sistema cessão direito real de uso por tempo indeterminado. No primeiro ano de funcionamento dos quatro empreendimentos, estima-se o emprego de mão de obra de mais de 60 pessoas. Empresas As áreas que estão sendo adequadas pela prefeitura no condomínio da BR-277 preveem a construção de imóveis próprios para que as indústrias ali se instalem e possam planejar futura expansão. A nova Indústria e Comércio de Embalagens Iratiense, por exemplo, estima ter um quadro de 23 funcionários em seu primeiro ano de atividades, podendo chegar a 71, com o natural crescimento da produção e consequente maior oferta dos produtos. O município está repassando uma área de 2.100 m², onde será construído um barracão próprio de 900 m². A Marmoraria Decorvis, outra beneficiada com a cessão, terá área de 4.153 m², para instalação de barracão já adquirido, com 3.500 m². Em seu primeiro ano de atividades, contará com 18 funcionários e a estrutura permitirá também ampliação deste quadro funcional. Outra integrante deste lote será a Fábrica de Carrocerias Miguel Luis Fernandes de Paula (Micro Empresa), que começará com sete funcionários, podendo dobrar à medida em que a produção avançar. A área correspondente é de 2.800 m², para edificação de barracão de 200 m². Ainda faz parte deste lote de cessões de direito real de uso por tempo indeterminado, a Frimave Distribuidora de Frios Ltda, que já funciona no condomínio da 277, porém em barracão alugado. Na nova área de 2.686 m², cedida pelo município, irá construir suas instalações próprias de 2.000 m². A expectativa é sair dos atuais 15 empregos oferecidos, chegando ao longo dos anos a até 33.