Outdoors convidando visita ao Morro da Santa são instalados

Publicado em: 10/07/2017 17:11

Divulgação do monumento é alusiva aos 60 anos comemorados dia 15

Dois outdoors convidando os viajantes que trafegam pela BR-277 a visitarem o Morro da Santa, próximo ao acesso secundário a Irati, foram instalados no dia último dia 07.

Nas placas consta o convite “Visite o maior monumento de Nossa Senhora das Graças do Mundo”, a distância até o local turístico e seta indicativa da direção. A intenção é despertar interesse pela visitação à imagem que há naquela colina, dado ao expressivo volume de turistas e famílias a passeio que passam por este trecho da BR-277.

Os outdoors foram instalados nos dois sentidos da via, tanto como para quem vem de Guarapuava como de Curitiba. “Assim, quem passar por Irati poderá saber que temos um ponto turístico pertinho da estrada”, explica o prefeito Jorge Derbli.

A Concessionária de Rodovias Caminhos do Paraná patrocinou os outdoors, que foram confeccionados pela empresa iratiense Criart Digital. Ambos possuem estrutura metálica reforçada para suportar os painéis, com dimensões de quatro metros de largura por sete de altura. A prefeitura irá, em seguida, providenciar sinalização para orientar os visitantes como chegar até o monumento de Nossa Senhora das Graças.

Imagem completa 60 anos

A instalação dos outdoors é parte das comemorações dos 110 anos de Irati e dos 60 anos da imagem, completados em 2017.

No próximo sábado (15), as principais cerimônias do calendário festivo de aniversário de Irati acontecerão na Colina Nossa Senhora das Graças, o popular “Morro da Santa”, como chamam os iratienses.

Às 9h, terá início o Ato Cívico em alusão ao 110º aniversário de emancipação política do município de Irati, com a execução dos hinos nacional e municipal. Em seguida, haverá pronunciamento de autoridades.

Em seguida, a Câmara de Vereadores de Irati fará outorga de Moção de Aplausos aos membros da comissão de manutenção da imagem de Nossa Senhora das Graças.

Dando sequência à programação, às 10h, haverá celebração de missa em comemoração aos 60 anos da edificação e entronização da imagem, com a presença do Bispo Dom Sergio Arthur Braschi. A solenidade encerrará com a inauguração da Sala dos Milagres.

Histórico

Para celebrar os 50 anos de Irati, líderes iratienses iniciaram, em 1956, discussão sobre a realização de um evento que marcasse a data. Jorge Garzuze, do Jornal Correio do Sul, encabeçava a movimentação. Como professor do Colégio São Vicente, Garzuze debateu a ideia junto a outros colegas da construção de um monumento em uma das colinas que circundam a cidade.

Através de pesquisa entre os cidadãos nas várias reuniões que aconteceram, ficou decidido que seria a imagem de Nossa Senhora das Graças, em função da grande devoção popular. Depois de anúncios nos jornais da época, iniciou-se a campanha de arrecadação de recursos para o custeio da imagem, a ser esculpida, em 70 peças, por Ottaviano Papaiz, escultor e estucador da Oficina Artística de Campinas (SP), pesquisado pelo Padre Rui Pereira.

Os primeiros cidadãos a contribuírem para a construção da imagem, em 28 de junho de 1957, orçada em Cr$ 7.350,00, foram o governador Moisés Lupion e o prefeito de Irati João Mansur. A comissão responsável pela campanha teve o cuidado de procurar um pintor de mosaicos e pintar a imagem conforme as aparições de Nossa Senhora das Graças, à jovem Catarina Labouré, em 1830 na França. Os cálculos para a construção do pedestal foram feitos por José Jacob Wasilewski.