Agricultores visitam Derbli para reivindicar segurança

 

Publicado em: 10/07/2017 17:19

Whatsapp

 

Na última sexta-feira (07), um grupo de agricultores de várias localidades de Irati, em visita ao gabinete do prefeito Jorge Derbli, trouxeram importante reivindicação relacionada à segurança no município.

Segundo relatos dos visitantes, estão se intensificando os assaltos aos produtores à luz do dia, em que delinquentes armados exigem dinheiro e pertences, fazem ameaças e intimidações. De acordo com os agricultores, as pessoas estão sendo abordadas violentamente, agredidas, e até sofrendo lesões físicas.

Os produtores relataram ao prefeito que, nos últimos dois anos, a situação tem se agravado de forma assustadora, e que os delinquentes chegam a incendiar carros e residências.

Derbli assegurou que o assunto, de pleno conhecimento da administração municipal, já vem sendo discutido e soluções sendo levantadas. O prefeito destacou que tem entrado em contato com várias autoridades da área, polícias Militar e Civil e Governo do Estado.

Entre as ações, está a criação da Secretaria de Segurança Pública, que foi aprovada recentemente pela Câmara Municipal, e que terá secretário nomeado em breve pelo prefeito. Com a instalação desta secretaria em Irati, há possibilidade de elaborar projetos específicos para a área e captar recursos estaduais e federais direcionados para assuntos urgentes, como este em questão.

O prefeito também salientou que, paralelo a isso, está estabelecendo convênio com o Governo do Estado, para a formação de 19 guardas municipais, para auxiliar na segurança pública, proteção do patrimônio e da comunidade, na cidade e interior.

Há ainda discussão com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, com possibilidade de ampliar os serviços de atenção às comunidades rurais, através de uma patrulha de segurança rural, entre outros projetos.

Visitaram o prefeito, na oportunidade, produtores das regiões de Camacuã, Engenheiro Gutierrez, Guamirim, Lageadinho, Mato Queimado, Rio Corrente, Rio Preto e Serra dos Nogueiras.