Centro de Processamento de Alimentos é inaugurado

Publicado em: 14/07/2017 12:27

No último dia 13, aconteceu a inauguração do Centro de Processamento de Alimentos (CPA), em cerimônia que reuniu grande público e autoridades na Feira Municipal de Hortifrutigranjeiros. O evento encerrou a programação do dia da Secretaria de Agricultura dentro do calendário oficial de 110 anos de Irati, iniciado já pela manhã em Pinho de Baixo.

Entre edificação, caminhão para transporte e equipamentos, foram aplicados recursos de R$ 636.545,84, na obra, que está totalmente apta a iniciar funcionamento. Além do prédio de 312 metros quadrados, o CPA conta com vários equipamentos profissionais para manipular alimentos e com caminhão zero quilômetro, com capacidade mínima para 4.000 kg de carga.

Benefício

A solenidade marcou a conclusão de importante benefício para Irati, pela concretização de um projeto que começou a ser elaborado em 2011, visando processar, embalar, acondicionar e transportar os alimentos para compor a merenda de escolas e CMEIs do município. “É uma grande conquista para Irati, mas também inclui uma proposta regional, que futuramente pode vir a ser aplicada em outros municípios”, declarou a Secretária Municipal de Planejamento, Rosenilda Romaniw Bárbara, idealizadora do projeto e que acompanhou todas as etapas de seu desenvolvimento.

Segundo Rosenilda, “a merenda das escolas conta agora com estrutura que oferece condições para que a base do alimento possa ser lavada, descascada, acondicionada em câmaras frias para preservar sua qualidade e, posteriormente embalada adequadamente de modo que possa ser destinada, inicialmente, aos estabelecimentos educacionais, podendo mais tarde, contemplar outras instituições”. O gerenciamento do Centro de Processamento de Alimentos será de responsabilidade das secretarias de Educação e Agricultura.

Igor Zampier, chefe do Núcleo Regional da SEAB, e falando também em nome do Território Centro-Sul do Paraná, considerou o CPA de Irati “resultado de um longo e eficiente exercício de persistência e responsabilidade”. “É uma honra participar deste momento em que se dá início às atividades que resultarão em mais segurança alimentar nas escolas”, salientou Zampier.

Raimundo Gnatkowski, secretário municipal de agricultura, enalteceu o trabalho da Secretaria de Planejamento e também dos funcionários de sua pasta “pela determinação e profissionalismo com que o projeto foi elaborado e desenvolvido”. Segundo ele, avanços como este, que Irati recebeu, se devem às equipes que levam a sério suas competências e se dedicam a fundo na consecução de todas as etapas necessárias de um projeto.

O prefeito Jorge Derbli, encerrou os pronunciamentos, citando que o CPA de Irati começou a ser planejado na gestão do então prefeito Sergio Stoklos. “Estou chegando agora, e muito do que estou encontrando, foi iniciado por meus antecessores, então é necessário que seus nomes sejam mencionados”, declarou. “Qualquer administração tem presente, passado e futuro”, complementou o prefeito.

Com relação ao centro de processamento e à feira do produtor iratiense, o prefeito manifestou o desejo de transformar totalmente o espaço e, para isso, já havia relatado sua intenção ao secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, que esteve em visita à cidade. “Este local é formidável, fica no centro da cidade. Poderíamos ter aqui uma nova feira, mais ampla, um verdadeiro mercado diversificado de produtos iratienses”, descreveu aos presentes.

Secretários municipais, vereadores, técnicos agrícolas e produtores rurais participaram do evento. O Padre Luis Mirkoski fez a bênção do Centro de Processamento de Alimentos que, em seguida, foi visitado pelo público presente.

Equipamentos instalados e em funcionamento.

O CPA, agora concluído, receberá a seguir, o projeto de seu funcionamento, treinamento e capacitação dos funcionários que trabalharão no processo de manipulação dos alimentos.

Para isso, conta com diversos equipamentos profissionais. Estão instalados e prontos para entrar em operação lavadora de pressão, descascador industrial de legumes, refrigerador e congelador rápido, centrífuga, câmara para congelamento, fogão industrial, seladora a vácuo, seladora a pedal, descascador de batatas, processador de alimentos, amassadeira elétrica, balança eletrônica até 15 kg, balança eletrônica para mais de 150 kg, impressora para balança, despolpadeira, e vários utensílios como caixa de água, mesa inox, cilindro elétrico e caixa plástica.