Município dá ordem de serviço para pavimentação ao Frigorífico Thoms

Publicado em: 17/07/2017 15:01

Com a presença do secretário Ortigara, comunidade do Guamirim também comemora envasamento do mel com rotulagem

Dando continuidade às comemorações aos 110 anos de Irati, o prefeito Jorge Derbli formalizou a ordem de serviço para a pavimentação com pedras irregulares da estrada de Governador Ribas ao Frigorífico Thoms. A assinatura ocorreu na Associação do Guamirim, em que a comunidade também recebeu o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, para a demonstração do envasamento de mel com produção identificada.

Os moradores do distrito de Guamirim fizeram uma grande recepção para o dia das duas conquistas da comunidade. A Escola Esperança realizou uma apresentação infantil com os alunos representando as várias faces do homem do campo, destacando o quanto o agricultor é importante para a sociedade.

Helio de Mello, presidente da Câmara de Vereadores de Irati, representando todo o Legislativo, relembrou sobre os recursos dos anos passados para se investir em calçamento no interior em que foram várias licitações sem empresas interessadas. “O projeto estava para ser devolvido, pois não tinha empresa para executar a obra. Agora, conseguimos indicar a Estrada ao Thoms para dar condições melhores para esta empresa de nosso município. Com este mandato de articulação do prefeito, colocando mais contrapartida, apareceu a empresa e a obra esta aí”.

O vereador também destacou o anúncio recente da Câmara em devolver R$1,1 milhão ao Executivo. “Pensando no homem do campo, o Legislativo tomou a iniciativa de valorizar e reconhecê-lo. E percebendo as dificuldades no recurso, sugerimos que sejam adquiridas duas patrolas”. Mello enalteceu o trabalho do secretário de Serviços Rurais, Anselmo Stadykoski, dizendo que o maquinário vai dar apoio na conservação de estradas.

Em nome de toda a comunidade, o vereador Nei Cabral agradeceu a administração porque há 12 anos, o Guamirim não recebia melhorias, segundo ele. “Sobre esta estrada do frigorífico, há quatro anos veio o recurso para Irati desta pavimentação. Passado algum tempo com licitações sem sucesso e da quase devolução do dinheiro, graças ao secretário Ortigara e ao prefeito que injetou uma contrapartida de R$450 mil, esta obra já está acontecendo”. Nei também noticiou que o deputado Marcio Pauliki viabilizou dois recursos de R$50 mil, sendo um para a Agricultura e outro para a Assistência Social de Irati.

O secretário de Agricultura de Irati, Raimundo Gnatkowski, o Mundio, deu enfoque para a produção de mel. “Com a parceria da Unicentro e Prefeitura, estamos fazendo com que o nosso mel seja envasado. Irati produz 100 toneladas que não eram envasadas e agora, estão recebendo acompanhamento com assistência técnica”. O secretário agradeceu sua toda a sua equipe na realização dos trabalhos à frente da pasta.

Já, o secretário Ortigara, que esteve em Irati recentemente e visitou a Feira do Produtor Iratiense, na ocasião, comentou sobre todo o processo de liberação para a pavimentação da estrada para o Frigorífico. “Eu nunca quis de volta o recurso para esta estrada. O que me doía no peito era a obra parada, pois queria que se resolvesse a situação. Com a ajuda da Câmara Municipal e a decisão firme do prefeito, fizeram isso dar certo. Agora, a estrada dará mais conforto tranquilidade”.

Ortigara falou também da Patrulha Rural, que vai atender cerca de 30 km de estradas da região do Pirapó. “Este programa é uma contribuição do Estado para a difícil tarefa de fazer a manutenção de estradas rurais”. Irati é o primeiro município da Associação dos Municípios da Região Centro-Sul do Paraná (Amcespar) a receber a Patrulha Rural. No evento, o secretário ainda apresentou alguns projetos e programas do governo do Estado, para que os agricultores conheçam e procurem auxílio para participarem.

Por fim, o prefeito Jorge comentou que, desde 2013, sabia que o recurso já estava disponível para o município. “Quase perdemos esta verba pelos impasses. Agradeço, em especial, ao chefe da Seab, Igor Zampier, que nos ajudou muito para que isso acontecesse. A prefeitura colocou quase R$500 mil e, para a nossa felicidade, duas empresas participaram da licitação. Esta obra está em construção e o mais importante é que leva a pavimentação aos nossos agricultores e ao Frigorífico”. Jorge agradeceu o secretário pela Patrulha Rural, que deve iniciar as obras em breve.

Presenças

Participaram do evento no Guamirim o secretariado municipal, chefe da Emater regional, Amilcar Afonso Marques, os vereadores Edson Elias, Alberto Schereda; Rubens Ernesto Niederhaitman, presidente da Emater/PR, Richardson de Souza, diretor do Deagro/Seab; Celso Specht, representando o secretário de Estado, Artagão Junior; Flores Pilarski, representando a deputada federal Leandre Dal Ponte; Ewerton Hraber, representando o deputado federal Evandro Roman, chefe regional da Seab, Igor Zampier e o presidente da Associação Regional do Guamirim, José Bobucheski.

Apoio

Todos os eventos alusivos ao aniversário da cidade têm o apoio da Caixa Econômica Federal, Sanepar e Itaipu Binacional.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação