Secretaria de Educação realiza reformas em Cmei e escolas

Publicado em: 31/07/2017 17:34

Reparos são em telhados, quadra de esportes, pisos e salas de aula. Além disso, município recebeu novo ônibus para a frota do transporte escolar

A Secretaria de Educação de Irati comemora três conquistas recentes. O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Clari Gomes Pedro, no bairro Vila São João, recebeu reformas e a quadra da Escola Mercedes Braga, no Alto da Lagoa, também ganhou reparos para que os alunos pudessem voltar a utilizá-la. Outras instituições também estão recebendo melhorias. Recentemente, a Educação recebeu um novo ônibus para o transporte diário dos alunos.

Atendendo 90 crianças de dois a quatro anos, o Cmei Clari Gomes Pedro estava enfrentando problemas com goteiras. “Até houve um reparo para sanar este problema, mas foi necessário trocar o telhado, pois a situação era prejudicial aos alunos”, disse a secretária de Educação de Irati, Rita Almeida. Para a reforma, as aulas tiveram que ser suspensas.

“Com o passar dos anos, a estrutura do telhado foi sofrendo estragos devido às intempéries climáticas, o qual resultou em várias infiltrações e goteiras causando, assim, desconfortos e riscos para as nossas crianças. No decorrer deste ano, tivemos o apoio da Rita, que se mobilizou, juntamente com o nosso prefeito Jorge Derbli, e conseguiu realizar a tão sonhada reforma”, explica a professora Deusimara Kakol, diretora do Cmei. Ela destaca que a reforma foi completa com a substituição da estrutura do telhado do prédio e forro das salas de aula e refeitório.

Outra instituição de ensino atendida foi a Escola Mercedes Braga, que estava com a sua quadra de esportes desativada pelas péssimas condições de estrutura. A escola fazia pedido de reformas há muito tempo. “Em 2013, houve a maior depredação da escola. A quadra ficou sem ser poder ser utilizada pelas crianças. Em dias de chuva, elas não tinham onde ficar, sem fazer Educação Física e sem as nossas festas. E, no prazo de um mês, a prefeitura arrumou. Estamos felizes não só pela comunidade escolar, mas pelas comunidades em um tudo, do Alto da Lagoa e Jardim das Américas”, comentou Kelly Crovador, diretora da escola.

Ônibus novo

A Educação também recebeu um ônibus escolar, no valor de R$230 mil, por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR), que faz parte do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Este veículo marca a modernização da frota dos ônibus escolares de nosso município. Nós já estamos buscando novos recursos para conquistarmos mais ônibus novos para os nossos alunos. Este já vai substituir o que está sem condições de uso mais”, acrescentou Rita.

Mais reformas

Outras três escolas municipais já receberam reparos desde janeiro. A Escola Ana Amaral Gruber, no bairro São Francisco, teve reparos na cozinha, banheiros e pátio. As Escolas Francisco Vieira de Araújo (centro) e Padre Wenceslau (Rio Bonito), tiveram seus pisos trocados de tacos por lajotas. A última ainda ganhou cobertura nova para duas salas de aula.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação