Alunos do Pinho de Baixo apresentam projeto de reciclagem na escola

Publicado em: 01/08/2017 16:29

Turma do 4º ano propõe sugestões de troca do material reciclável para o prefeito Derbli, que adere à iniciativa

O prefeito Jorge Derbli recebeu, na manhã desta terça-feira (1º), os alunos do quarto ano da Escola Rural Municipal Rosa Zarpelon, do Pinho de Baixo. A turma veio apresentar o projeto ‘Liguem a TV: Vamos Estudar’ sobre a conscientização e coleta do lixo reciclável no interior. O município vai colaborar com este trabalho.

A turma está trabalhando com o monitor Alisson, pelo programa Mais Educação, desenvolvendo o projeto para a Rede Paranaense de Comunicação (RPC) no ‘Televisando o Futuro’. “A comunidade não tem a coleta seletiva do lixo. Então, era uma preocupação levantada pelos próprios alunos e nós resolvemos colocar um ponto de coleta na escola. Nós viemos hoje até o prefeito para trazermos sugestões para ajudar nesta coleta e realizar esta ação em outras escolas também”, explicou a diretora Ana Maria Zarpelon.

A coordenadora da escola, Cíntia Zanrolensi Rossa, abordou a importância de se cuidar do meio ambiente. “Eles estão aprendendo a cuidar do meio ambiente por meio da reciclagem. Em nossa escola, está dando certo, mas gostaríamos que outras também tivessem a oportunidade de aderir”. Ana Maria acrescenta que as comunidades rurais não têm destinação para o lixo e acabam se desfazendo de forma incorreta.

Depois de conhecerem os departamentos do prédio da Prefeitura, os alunos foram até o gabinete apresentar o projeto, que foi lido por uma aluna da escola. Uma das propostas é a de trocar o lixo reciclável por materiais escolares e livros, que já foi aceita pelo prefeito. “Fiquei surpreso e muito feliz pelo objetivo desta visita com um grande projeto que, agora, queremos desenvolver em todas as escolas de Irati. Com certeza, vamos fazer esta parceria que vai trabalhar a cidadania das crianças e ainda deixar nosso interior mais limpo”, comentou o prefeito. Ele e a turma já combinaram que, ainda neste mês de agosto, farão esta primeira troca de reciclável por materiais educativos.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação