Iniciada a florada de pêssego em Irati

Publicado em: 10/08/2017 14:14

Mesmo sendo tardia neste ano, florada não vai impedir qualidade da fruta para festa em dezembro

Neste mês de agosto, os fruticultores de Irati estão entrando na florada dos pés de pêssego. A expectativa é que as variedades que são cultivadas no município estejam ‘no ponto’ para a tradicional Festa do Pêssego, nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, no Parque Aquático.

O rosa começou a tomar conta de várias propriedades no interior do município. A florada do pêssego denota que, dentro de alguns dias, junto com a chegada do clima mais quente, o fruto está pronto para ser consumido. Hoje, Irati conta com 28 produtores de pêssego e, 14 deles, estarão comercializando seus produtos na Festa, gerando um total de 10 toneladas a serem vendidas durante os três dias, de acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura.

Fatores como a falta de chuva, dias de bastante frio e clima seco colaboraram para que as flores dos pessegueiros tivessem o seu desenvolvimento mais tardio que o comum. “Neste ano, a florada está tardia em relação aos anos anteriores, tendo pequena saída de flores. Mas estamos acompanhando todo o processo e devemos ter bons frutos”, comentou o engenheiro agrônomo, Antonio Sidnei Martins, da Secretaria de Agricultura.

Em Irati, a maior concentração do cultivo de pêssego fica nas regiões do Rio Preto e Rio Corrente. Entre as variedades produzidas no município estão a chimarrita, coral, eldorado, chiripá, barbosa, eragil, kampai, rubimel e fascínio.

João Zampier, que é presidente da Associação dos Fruticultores de Irati e Região (Asfrutir), tem o pomar de pêssegos há 10 anos. “Todo ano, nós cultivamos pêssego para nunca faltar. No ano passado, plantei um pouco da variedade facínio, mas não deu muito certo. Hoje, estou com o coral e P.S., que estão indo bem”, contou ele.

A família Vnuk, que também recebe assistência técnica da Secretaria de Agricultura, trabalha com as variedades rubimel e kampai. “Estas variedades estão tendo bom desenvolvimento e a colheita, por consequência, será boa também”, explica Martins. A época do pêssego vai de novembro até o início de janeiro.

Festa do Pêssego

No mês de fevereiro, o município realizou a primeira reunião técnica sobre a Festa do Pêssego 2017, que vai acontecer no primeiro fim de semana de dezembro, se mantendo no Parque Auquático. “Além da preocupação com a organização da festa, também estamos atentos e acompanhando o desenvolvimento das nossas frutas, que são a grande atração”, relata o secretário Raimundo Gnatkowski.

Para este ano, a Agrovila – área municipal de desenvolvimento de projetos para melhorar as atividades do produtor iratiense, realizou a distribuição de 800 mudas de pêssego aos fruticultores. De acordo com Gnatkowski, a expectativa é que 3 mil mudas com enxerto sejam repassadas no próximo ano. “Esta é uma forma de incentivarmos o agricultor para aumentar, cada vez mais, a produção e, claro, mostrarmos formas de diversificação da propriedade”.

Abertas inscrições para Rainha da Festa do Pêssego

Estão abertas, até o dia 15 de setembro, as inscrições gratuitas para a Rainha da 39ª Festa do Pêssego. A escolha será realizada em baile que acontecerá no dia 30 de setembro, no Clube Polonês (SBCI).

Entre outros requisitos, podem se inscrever candidatas do sexo feminino, com idade mínima de 18 anos completos até 30 de setembro deste ano e cursando, no mínimo, o ensino médio.

As candidatas podem ser naturais de Irati, residindo em outra cidade por motivo de estudo ou naturais de outras cidades, residindo em Irati. Em ambos os casos, deverão estar participando ativamente na comunidade iratiense. Também será necessário que tenham disponibilidade de horário para as atividades preparatórias do concurso, de divulgação e para cumprir a agenda da programação da festa.

Informações pelos telefones 3907 3158 e 9 9143 0981.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação