Prefeitura recebe autorização para novas cinco cascalheiras

Publicado em: 14/08/2017 17:00

O prefeito Jorge Derbli recebeu no último dia 11, a visita do chefe regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Marcelo Mattos, que trouxe pessoalmente as licenças ambientais para a exploração de cinco novas cascalheiras na área rural de Irati.

Os documentos, assinados no ato pelas autoridades, permitem que o município possa iniciar a extração deste revestimento primário nas propriedades de agricultores localizadas em Pirapó, Linha Ordenança, Faxinal dos Neves, Apiaba e Rio Corrente.

Esforço

Desde o início do ano, a administração municipal tem buscado alternativas de ampliar e acelerar a extração de cascalho para oferecer condições de atender ao máximo possível as estradas rurais do município. Neste período, já foram obtidas licenças para as cascalheiras de Rio Corrente de Cima, Faxinal dos Melos e Linha A de Gonçalves Júnior, todas abertas com equipamentos próprios da Prefeitura.

As várias autorizações ambientais de cascalheiras que o município pode explorar, além de suprir melhor as exigências pela quantidade do revestimento, contribui também para a logística de trabalho da Secretaria de Serviços Rurais. Como as cascalheiras estão em regiões diferentes da área rural, isso facilita programar a extração, de forma planejar a distribuição e aplicação conforme a região a ser atendida, reduzindo custos com transporte.

Todas as novas cascalheiras autorizadas ao município nesta gestão têm prazo de licença válido um ano, quando então o processo precisa ser refeito. O agricultor dá a permissão de uso, assina contrato de fornecimento e, à medida que a prefeitura retira o material, recebe pela quantia do cascalho retirado.

Outros pleitos

Ainda no encontro, a Prefeitura recebeu do IAP a licença ambiental de limpeza florestal para corte de vegetação nas margens das estradas de Pirapó e Boa Vista do Pirapó a Governador Ribas, que vão receber o projeto da Patrulha Rural, conquistado este ano junto ao Governo do Estado.

A Prefeitura ainda está pleiteando a licença para mais uma nova cascalheira na região de Gonçalves Junior, que será utilizada na execução do revestimento primário deste projeto específico para as estradas da região do Pirapó.