Cinema nos Faxinais é discutido em Faxinal do Rio do Couro

Publicado em: 17/08/2017 17:34

Mais de 40 moradores de Faxinal do Rio do Couro e do Faxinal dos Melos estiveram reunidos no último dia 15, em Faxinal do Rio do Couro, junto a representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal de Cultura, Departamento de Turismo, Instituto Equipe de Educadores Populares (IEEP) e da ONG Tambor Multiartes, de Curitiba.

O motivo da reunião foi o Projeto de Cinema nos Faxinais, que consiste na exibição de filmes em sessões de cinema, com acompanhamento didático e pedagógico, e posterior debate com a comunidade. As sessões serão programadas para a segunda quinzena de dezembro, quando será montado um pequeno cinema em Faxinal do Rio do Couro, com o apoio da comunidade.

Durante o encontro foi firmado termo de parceria para a execução do projeto, entre a Prefeitura e a ONG Tambor e IEPP. A proposta é levar cultura na forma de cinema para os faxinalenses de Irati e região, e foi bem recebida pelos participantes.

Ao todo serão seis sessões de filmes variados, todos de interesse sociocultural para a comunidade. O projeto também terá uma oficina de capacitação em artes visuais e cinema, capacitando jovens e pessoas interessadas em conhecer melhor a sétima arte.

O Projeto de Cinema nos Faxinais é aberto ao público interessado. Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Agricultura, com Juliano, ou pelo telefone 3907 3153.

Outros assuntos

Aproveitando a reunião da comunidade, foram discutidos assuntos relacionados ao ICMS Ecológico e ao Cadastro Ambiental Rural para Povos Tradicionais. Técnicos da prefeitura responderam questões levantadas sobre os assuntos e comprometeram-se a realizar estudos entre a secretaria de agricultura e vereadores para a criação de um projeto de lei que destine verbas do ICMS Ecológico diretamente para os faxinalenses.

“As ações a serem desenvolvidas nos faxinais visam o fortalecimento e autonomia dos mesmos. O nosso trabalho se concentra na destinação correta da arrecadação do ICMS Ecológico, de acordo com a realidade da comunidade, para que possamos preservar o modo de vida tradicional dos faxinais, e também gerar renda e desenvolvimento para as famílias envolvidas”, destacou o secretário de agricultura Raimundo Gnatkowski.