Blitz educativa sensibilizará motoristas e pedestres iratienses

Publicado em: 19/09/2012 00:00

No próximo dia 25, durante a Semana Nacional de Trânsito, participantes do Projeto Trânsito é Direito de Todos: Respeite a Vida e Programa Comunidade e Trânsito Jovem realizarão uma blitz educativa em diversos locais da cidade. Alunos, professores e funcionários das escolas municipais e estaduais estarão envolvidos no trabalho, a ser realizado das 8h00 às 10h30 na Munhoz da Rocha, na saída para a PR 153 e nas rotatórias próximas à Praça da Bandeira, à Sanepar e ao Estádio Coronel Emílio Gomes. Haverá distribuição de materiais educativos, como adesivos, folders, panfletos e cartilhas, além de apresentações artísticas para chamar a atenção de motoristas e pedestres. O objetivo da blitz e das demais iniciativas educacionais é expor, de diferentes formas, a importância da educação no trânsito em sentido amplo; como ter o direito de ir e vir, respeitar o próximo, observar a sinalização e estar atento à faixa de pedestres, comenta a professora Silvia Cristina Pszedimirski, coordenadora dos trabalhos de educação para o trânsito da Secretaria Municipal de Educação. Na blitz, a entrega de materiais de conscientização e a conversa com motoristas e pedestres será feita por estudantes das escolas estaduais João XXIII, Florestal Presidente Costa e Silva, Antônio Xavier da Silveira, Duque de Caxias, São Vicente de Paulo e João de Mattos Pessoa. Também participarão do trabalho as autoescolas Senno, Irati, Bells e Santa Rita, integrantes da Secretaria Municipal de Educação, da Comissão Municipal de Trânsito, do Detran, da Polícia Militar e do Departamento de Estradas de Rodagem, DER. Haverá, ainda, a colocação de faixas referentes ao trânsito pelas escolas Nossa Senhora das Graças, Duque de Caxias e São Pedro Canísio e pelas empresas Servopa, Honda e Yamaha. Concurso premiará textos sobre ciclovias Ciclovias de Irati Qualidade do Trânsito e Segurança do Ciclista. Este é o tema de um concurso de produção de textos que envolverá alunos das escolas municipais, matriculados no 4o e 5o anos. Durante este ano foram realizadas palestras sobre o tema nas escolas, com distribuição de material educativo. Foram confeccionadas 5 mil cartilhas, 5 mil folders, mil adesivos e 100 camisetas visando a conscientização sobre a importância das ciclovias. O material foi feito como parte da meta social do convênio entre o Município e o Ministério das Cidades para a construção de ciclovias em Irati. A premiação do concurso de produção de textos ocorrerá dia 05 de dezembro, no Parque Aquático, após um passeio ciclístico que sairá do ginásio de esportes Agostinho Zarpellon Junior às 8h30, percorrerá as principais ruas da cidade até chegar ao Parque Aquático. Os alunos autores dos oito melhores textos receberão bicicletas e equipamentos de segurança. Os prêmios foram doados pelas empresas Calce Bem Calçados, Famma Veículos, Guará Veículos, G Center, Servopa Veículos, Banco do Brasil, Bradesco, Vivere, Spids, Cristina Calçados, Thalento, New Sound, Belli Confecções, Lojas Nair e Farmácias Trajano.