Em Curitiba, Derbli assegura mais de R$ 1 milhão

Publicado em: 24/08/2017 10:25

O prefeito Jorge Derbli esteve no último dia 22 em Curitiba cumprindo extensa agenda de compromissos, assinatura de convênio e contato com autoridades, buscando melhorias e recursos para diversas áreas do município.

A viagem representou, entre outros benefícios, mais de R$ 1 milhão para o município. A concretização foi conquistada em forma de equipamentos, e também como garantia de aporte financeiro para a revitalização de quadras esportivas em bairros e interior.

R$ 250 mil para coleta de lixo reciclável

A primeira reunião aconteceu pela manhã, no Palácio Iguaçu, com o governador Beto Richa, onde o prefeito assinou convênio com o Governo do Estado, que contempla o município com um novo caminhão específico para a coleta de lixo reciclável. O veículo faz parte do programa Sistema Integrado de Coleta Seletiva “Reciclo”, executado pelo Instituto das Águas do Paraná. Compõem o pacote do convênio, além do caminhão, um conjunto de dez carrinhos de transporte manual e dez lixeiras, no valor de R$ 250 mil. Outros R$ 250 estão previstos através do mesmo convênio para demais equipamentos incluídos no programa.

O caminhão é totalmente concebido para a coleta de material reciclável, com tanque para coleta de óleo doméstico, e sistema de descarregamento mecânico. O modelo, além de aumentar a capacidade de coleta, também traz vantagens à cooperativa e associação de catadores, que poderão trabalhar inclusive em barracões com pé direito menor, uma vez que o descarregamento se dá em nível, diminuindo custos.

O valor do convênio já está disponível para o município e, em contrapartida, a prefeitura está disponibilizando barracão para a triagem dos materiais, motorista para a coleta, combustível e manutenção dos equipamentos. Pleito de R$ 1 mi para recuperação de quadras

No período da tarde, um dos principais compromissos de Derbli foi reunião com o deputado estadual Hussein Bakri, para o qual entregou um relatório sobre o estado de quadras esportivas em bairros e interior, junto à solicitação formal de viabilização de R$ 1 milhão para obras de recuperação, readequação e remodelação das mesmas.

O parlamentar assegurou que vai trabalhar neste sentido e que “o município já pode contar com este montante como certo”. O prefeito argumentou que, na verdade, a reivindicação seria de R$ 1,5 milhão, ao que Bakri esclareceu que tentaria interceder pela verba integral, mas que o valor inicial “de R$ 1 milhão já estaria garantido”.

Centro de Socioeducação

Também na tarde de 22, o prefeito teve audiência com o secretário de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Seju), Artagão Júnior, para resolução de vários assuntos.

Um deles foi a apresentação de um dossiê contendo mapas, escrituras e outros documentos sobre áreas do município que possam receber a construção de uma Unidade Socioeducativa (Cense) na cidade, considerada fundamental por Derbli. Após a apresentação e discussão das possibilidades, o material foi analisado pela área técnica, onde ficou estabelecido que nos próximos dias uma equipe virá a Irati para, com acompanhamento de técnicos do município, observar in loco os terrenos, e definir pela continuidade do processo de construção.

Artagão Júnior reforçou o potencial de o município receber o Centro: “há recursos disponíveis e o prefeito tem mostrado muito interesse, antecipando e agilizando a documentação preliminar necessária”. A obra representaria investimentos de aproximadamente R$ 20 milhões.

Os Centros de Socioeducação são unidades socioeducativas que desenvolvem trabalhos de ressocialização com adolescentes que cometeram algum ato infracional e que ali cumprem a medida socioeducativa. Hoje, são 19 Centros de Socioeducação e oito Casas de Semiliberdade no Paraná.

Outra pauta da reunião foi a discussão de locais para a instalação de uma unidade da Delegacia Cidadã em Irati. A exemplo do Cense, Derbli levou documentos apontando opções tanto de áreas, imóvel próprio, como de espaços para locação que abrigariam a delegacia. A locação agilizaria bastante o processo de implantação, mas o prefeito levou ainda a possibilidade de utilização do prédio, hoje paralisado, onde funcionaria a nova prefeitura, o que seria feito após devida adequação do espaço.

Outras reuniões

O prefeito Derbli ainda aproveitou o dia em Curitiba para manter série de encontros com autoridades e dar andamento a pedidos para a comunidade.

Um deles foi a audiência com o deputado estadual Márcio Paulik, onde entregou ofício em seu nome e em nome do vereador Valdenei Cabral da Silva, pleiteando um micro-ônibus para o município. O veículo, segundo o documento, será utilizado na área de saúde, para o transporte de pacientes fora do município.

Ainda no final da tarde, Jorge Derbli foi recebido pelo chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, para discutir o andamento dos projetos do Centro de Eventos de Irati, que será edificado no CT Willy Laars. O prefeito descreveu os estudos e concepções gráficas que já foram elaborados pelo município. O projeto arquitetônico da obra, responsabilidade da prefeitura, já está pronto. A licitação dos projetos complementares também já foi concluída, e os mesmos deverão ser entregues até o final de setembro. Após aprovação destes pelo Governo do Estado, será licitada a execução da obra.