Olimpíada de Português tem trabalhos classificados

Publicado em: 19/09/2012 00:00

No último dia 17, aconteceu a etapa Municipal da 3ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que neste ano teve como tema O lugar onde vivo. Participaram alunos das escolas municipais e estaduais de Irati, com 41 trabalhos nos gêneros Poesia, Crônica, Artigo de Opinião e Memória Literária. A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunidade (Cenpec) em parceria coma as escolas municipais e estaduais. Tem como objetivo a colaboração para melhoria do ensino da leitura e escrita. Os alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental do puderam participar elaborando poemas; os de 7º e 8º ano memórias literárias; os alunos de 9º ano e 1º ano do Ensino Médio fizeram textos do gênero crônica; e os do 2º ano e 3º ano do Ensino Médio participaram produzindo artigos de opinião. A Olímpiada passa por cinco etapas: Escolar, Municipal, Estadual, Regional e Nacional. Foram inscritos na etapa Municipal, 19 poemas, 6 memórias literárias, 12 crônicas; e 4 artigos de opinião. A comissão avaliou todos os trabalhos enviados pelas escolas e classificou cinco deles para a fase Estadual. Na categoria Poema foram classificados: Melhor lugar não há, da aluna Thais Cristina Novak da Escola Rural Municipal São Miguel do Itapará, com orientação da professora Augusta Voziniak e Minha Cidade, Meu Chão, da aluna Juliana Amaral, estudante da Escola Estadual Pio XII, professora Salete Franczak. Na categoria Memórias Literárias foi classificado o texto Uma Festa Inesquecível, da aluna Alessandra Maria Stepka Zaiac, da escola de Gonçalves Junior, professora Sandra Mara Viera de Mello. Na categoria Crônica foi selecionado o texto O Mistério do Embrulho, da aluna Laiza Aparecida da Silva, estudante da Escola Duque de Caxias, com orientação do professor Oliceu Oliveira Pereira. Na categoria Artigo de Opinião o texto escolhido foi Agrotóxicos: Sinal de Destruição, da aluna Carla Emanueli Gura, da Escola Antônio Xavier da Silveira, professora Rosemeli Fernandes. A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e representante da Olimpíada no Município de Irati, Edna Aparecida Pereira, avalia positivamente o envolvimento de alunos e professores no trabalho. Escrevendo o Futuro vai além de um concurso, pois oferece propostas de formação para os educadores por meio de cursos e materiais com orientações pedagógicas, contribuindo assim para uma prática educacional com mais qualidade, finaliza Edna. Os alunos que tiveram seus trabalhos classificados na fase Municipal, participam da etapa estadual, que acontecerá em 17 de outubro.