Deputado Evandro Roman convida produtores de vinho do Pinho para audiência em Brasília

Publicado em: 16/11/2017 15:15

Em visita a Irati, parlamentar que defende produção do vinho artesanal, convocou produtores para darem depoimento de seu trabalho na Câmara dos Deputados. Roman também tratou com Derbli emendas para o município

Na manhã de terça-feira (14), o prefeito Jorge Derbli recebeu o deputado federal, Evandro Roman, em seu Gabinete. Roman esteve cumprindo agenda na região Centro-Sul do Paraná, fazendo a entrega de equipamentos hospitalares para a Santa Casa de Irati e se reunindo com lideranças políticas. Entre os assuntos tratados com Derbli estão a participação de produtores de vinho artesanal do Pinho de Baixo na Câmara dos Deputados, emendas futuras e em andamento para o município, e o convite ao prefeito para uma missão comercial no exterior.

O primeiro assunto em pauta de sua visita à Prefeitura de Irati foi sobre sua luta em defesa dos produtores de vinho colonial da comunidade do Pinho de Baixo na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Há alguns meses, as famílias produtoras da bebida tiveram que jogar cerca de 15 mil litros por não estarem de acordo com normas de fiscalização pela forma como o vinho é produzido. Na oportunidade de estar em Irati, Evandro convidou Luiz Alcione Cosmos, o Nenê, representando todos os produtores do Pinho, para fazer as suas reivindicações.

“Teremos mais uma audiência pública da Câmara dos Deputados e gostaria que a comunidade fosse representada junto com o prefeito Derbli para defender esta tradição. Nossa ideia não é transgredir as normas, o que queremos é o uso do bom senso”, disse ele. Nenê relatou ao deputado a apreensão dos produtores de serem prejudicados. “Nosso vinho não é vendido comercialmente e muita gente de fora vem comprar de nós. Como experiência, já fui conhecer uma vinícola mais simples e registrada, que se aproxima mais da nossa realidade”. Ele ainda comentou que toda a sua comunidade abraçou esta causa. Em acordo, ficou definido que será produzido um material especial sobre a cultura do vinho para que seja apresentado em Brasília, ainda sem data marcada. Além disso, outro projeto será preparado para buscar recursos para pavimentar ou utilizar calçamento na estrada até o Pinho de Baixo.

O prefeito Derbli se dispôs a ir para Brasília tratar desta causa junto aos produtores do Pinho. “O depoimento de quem produz é fundamental para que a cultura do vinho seja compreendida. Agradeço o deputado por se unir a esta causa, pois o Pinho de Baixo é muito importante para nosso município nos aspectos econômicos e culturais”. “Esta é uma briga comprada”, definiu Evandro.

Emendas para Irati

Neste momento, duas emendas viabilizadas por Roman estão em construção no município: o Centro Cultural do Guamirim e a pavimentação das Ruas Ametista e Emilio Cavalin entre os bairros DER e Floresta. Além destas, ainda estão em andamento a revitalização do Centro de Produção, Exposições e Integração Regional no CT Willy Laars com R$800 mil de investimento, a implantação de infraestrutura esportiva na Vila São João (Parque São João) no valor de R$331.500 mil e mais um projeto de pavimentação para a Rua José Fillus de R$641.450 mil. O deputado também é responsável pela emenda de R$1 milhão da dragagem do Rio das Antas.

Aproveitando o encontro, o prefeito entregou para Evandro o projeto das casas multiuso no CT Willy Laars e fez o convite para a 39ª edição da Festa do Pêssego, que acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de dezembro no Parque Aquático. E, no início da tarde, Evandro ainda visitou a sede do Provopar de Irati e acompanhou o andamento dos preparativos para o Natal.

Viagem ao Irã

Recentemente, o deputado Roman assumiu a frente parlamentar Brasil – Irã para expandir as relações comerciais entre os países. De acordo com ele, o Irã possui grande interesse comercial no Brasil em áreas, como desenvolvimento tecnológico e agronegócio. Em fevereiro, uma comitiva brasileira irá até o país e o deputado convidou o prefeito Derbli para fazer parte do grupo, para representar o município, explorando, ainda, sua visão de empresário. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai), Oscar Muchau, e o prefeito de Imbituva, Bertoldo Rover, também foram convidados.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação