Irati recebe primeira ação comunitária de prevenção ao câncer bucal do Hospital Erasto Gaertner

 

Publicado em: 21/11/2017 11:26

Whatsapp

 

O Hospital Erasto Gaertner (HEG), por meio da equipe do Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial, realiza nesta quinta-feira, dia 23, das 8h às 17h, na Rua da Cidadania, a primeira Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal de Irati.

A ação é uma realização do HEG, com participação da Rede Feminina de Combate ao Câncer, em parceria com a Prefeitura de Irati, a Secretaria Estadual de Saúde, o Conselho Regional de Odontologia do Paraná e Rede Feminina Iratiense de Combate ao Câncer. A previsão é que, pelo menos, 150 pessoas sejam beneficiadas com exames gratuitos para detecção precoce do câncer bucal e de lesões potencialmente malignas.

“Nosso objetivo é alertar a população sobre os fatores de risco que contribuem para o aparecimento do câncer bucal, oferecer informações sobre o diagnóstico precoce e, principalmente, sobre como se prevenir. Uma pesquisa feita pelo nosso serviço, em todo o Paraná, revela que 20% da população nunca ouviu falar sobre o câncer de boca. São pessoas que não têm ideia de que a doença existe e precisam que a informação chegue até elas”, alerta Laurindo Moacir Sassi, chefe do Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Erasto Gaertner.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam que, a cada ano, mais de 15 mil novos casos de câncer de boca são registrados no Brasil e cerca de mil no Paraná. O maior risco está entre homens com mais de 40 anos, fumantes ou que consomem bebidas alcoólicas em excesso. Mas a exposição ao sol sem proteção também é um fator de risco.

Outro fator que tem preocupado os médicos é o aumento do número de casos tendo como causa a infecção pelo papilomavírus (HPV). Neste caso, o contágio acontece por meio da prática do sexo oral e em pessoas com múltiplos parceiros sexuais. Por isso, especialistas orientam, cada vez mais, a população sobre a proteção durante as relações sexuais.

“É importante que as pessoas façam o autoexame preventivo todo mês. Na frente do espelho, com o auxílio de uma colher limpa, analise os lábios, a parte interna das bochechas, o céu da boca, a língua e as gengivas. Verifique se há manchas ou caroços que não cicatrizam em até 15 dias. Se qualquer sintoma desses for constatado, o paciente deve buscar atendimento imediatamente, seja na unidade ou com o dentista de sua confiança”, orienta Sassi.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (42) 3132 6000 e 3907 3132.