Festa do Pêssego terá 15 toneladas do fruto à venda

 

Publicado em: 23/11/2017 14:56

Whatsapp

 

A produção do pêssego em Irati este ano está se mostrando bastante expressiva, e a qualidade do fruto vai agradar em cheio aos visitantes da 39ª Festa do Pêssego, que acontecerá nos dias 1º, 02 e 03 de dezembro, no Parque Aquático.

O engenheiro agrônomo Antônio Sidnei Martins, responsável pelo setor de fruticultura municipal, endossa que a safra 2017 está bastante satisfatória. “A produção deste ano ainda está acontecendo, por isso não temos um número fechado no momento. Mas a estimativa é de 200 toneladas de pêssego, das quais 15 serão direcionadas exclusivamente à festa”, comenta o profissional.

Já confirmaram participação no tradicional evento do primeiro final de semana de dezembro, 15 fruticultores iratienses. A maioria irá comercializar especificamente pêssego, e outros também terão à venda ameixa e morango. Serão encontrados ainda subprodutos, como suco, licor, doces e geleias.

A promoção da Festa do Pêssego 2017 é do Provopar de Irati, com apoio da Prefeitura, SEAB, Emater e Asfrutir.

Borrego

Além da comercialização do pêssego, que é o carro-chefe da festa, o evento terá também o prato típico de Irati, que é o borrego, servido nos almoços de sábado (02) e domingo (03). Para patrocinadores que tenham comprado a iguaria com antecedência, está programado ainda um jantar reservado, na sexta-feira, dia 1º.

Para os almoços de cada um dos dois dias, os convites individuais estão sendo vendidos no Provopar Municipal e nas secretarias de Agricultura, localizada ao lado da Prefeitura, e de Desenvolvimento Econômico, que funciona no prédio da ACIAI. O cartão adulto custa R$ 35. Crianças de cinco a 12 anos pagam R$ 20.

No sábado, haverá uma variação do prato, que é o churrasco de borrego. Já no domingo, será servido o tradicional borrego no rolete. Como acompanhamento haverá arroz branco, arroz à grega, maionese, farofa e saladas.

Entre 40 e 50 borregos serão preparados para as refeições, que serão servidas exclusivamente no restaurante da festa. Serão vendidas bebidas no local. Haverá chope artesanal na festa.

Feira de Sabores

Mais uma vez o Pavilhão João Wasilewski, no Parque Aquático, vai abrigar a Feira de Sabores da Festa do Pêssego.

Até o momento estão confirmados 17 expositores que irão oferecer aos visitantes uma grande variedade de produtos como conservas, polpas congeladas, geleias, doces, embutidos, queijos, doces artesanais e panificação. Há também espaço para o artesanato local e regional.

Irão expor e comercializar seus produtos: Jonker Bolachas, de Palmeira, Machulek Embutidos e Defumados, de Prudentópolis, Bertoletti Vinícola, de Bituruna. De Fernandes Pinheiro participarão Adessil de Souza Vieira geleias, Marina Henich, geleias, e Conserva Santana Fernandes Pinheiro.  De Rio Azul virão Framora geleias e sucos, e Cida Conservas e Artesanato.

Da cidade de Mallet estarão presentes Pedro Krulowa Farinhas, e o Chalé do Produtor, com crochê, artesanato em E.V.A., bordados, pintura em tecido e outros artesanatos.

A cidade de Irati terá os expositores Conservas Santo Antônio, Eroni Massas, Embutidos Rio Corrente, Winharski Conservas, Mel Guamirim, Artesanato em Madeira e Conservas Rio Bonito.

A Feira de Sabores é coordenada pela EMATER, com apoio do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura, que disponibiliza a estrutura para seu funcionamento.

Salão de Negócios

O Salão de Negócios, que acontece durante os três dias da Festa do Pêssego, é uma excelente oportunidade para que empresas, comércio e prestadores de serviços possam expor seus produtos e áreas de atuação dentro de um evento que atrai visitantes de todo o Paraná.

Além da atraente alternativa de fechar negócios, vendas ou contratação de serviços, serve como vitrine privilegiada para se fazer conhecer junto ao público e potenciais clientes ou ampliar a penetração da marca ou atividade no mercado empresarial.

Na edição deste ano já estão confirmadas as empresas e patrocinadoras: Anila, Art Viva,

Bello Imóveis, Cactário Vila Flor, Caminhos do Paraná, Cantinho das Flores, Cantinho do Banho, Cantinho do Pescador, Ciranda Artesanal, Colchões Ortobom, D Magia, Dulces a Rigor, EB Exclusiva, Eco 7 Colchões, Expo Flores, Fazenda Rio Corrente, Fox Fotografias, Frigorifico Thoms, Maria Teresa Semi Joias, Mega Motos, Mundo Encantado, Nair Confecções, Pet Funny, Psicookies, R K Pneus, Recanto das Orquídeas, Rodrigues, Sábia, Sapatilha Requinte, Sebo Centenário, Seven Motors Mitsubishi, SZK Instalações, Trans Campos Transportes Rodoviários, Trator New, Wisard, WRP Terapêuticos e Zen.

Ainda estão disponíveis alguns espaços internos e externos, para empresas que desejarem expor. Os interessados podem entrar em contato pelos telefones 3907 3030, 9 9104 6621 ou 9 9998 1611, ou procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que funciona no edifício da ACIAI, na Travessa Frei Jaime, 40 (Rua da Cidadania).

Festa terá fruto inédito na região

“As variedades mais produzidas na safra deste ano em Irati são a Chimarrita, Coral, Ouro, Esmeralda, OS e Fascínio, que é uma novidade na Festa do Pêssego”, comenta Martins.

Será a primeira vez que esta variedade será degustada e comercializada no evento.

“A variedade de pêssego Fascínio foi lançada em 2013 pela estação de melhoramento da Embrapa de Pelotas. Suas diferenças em relação às demais são principalmente o tamanho, que é bem maior, e firmeza”, esclarece o engenheiro.

O fruto tem entre suas características polpa branca, sabor doce, consistência firme e boa produtividade. A variedade foi obtida a partir da polinização aberta do cruzamento entre a Chimarrita e a nectarineira Linda. O resultado são frutas de polpa branca esverdeada com traços de vermelho, e o tamanho grande.

Fruticultura em evidência

A fruticultura de Irati, há muitos anos, tem o pêssego como sua base. Hoje, ao todo, 28 produtores têm pomares com o fruto. No município, são 28 hectares cultivados com a cultura.

“Neste ano houve o plantio de 1.200 mudas de diversas variedades. 900 provenientes do viveiro da Prefeitura, localizado na Agrovila, cedidas gratuitamente pela Secretaria de Agricultura aos fruticultores, e as restantes de viveiros particulares”, informa Antônio.

“O inverno foi bastante favorável, com acúmulo de frio suficiente para as plantas terem um florescimento adequado. Além disso, não tivemos geadas que prejudicassem a produção”, esclarece.

Estarão oferecendo seus pêssegos, nos três dias da festa, os fruticultores Adilson Kowalski, Alfredo van der Neut, Augusto Svaiczuk Primo, Davi Wnuk, Fazenda Rio Corrente, Fernando Kuzma, Gútio – Augusto Tucholski, José Zavoiski Primo, Márcio Thomaz, Marcos Fillus, Meroslau Kolicheski, Natalino Mascarello, Natálio Wnuk, Paulo Dzerva e Pedro Parteka.

Shows e atrações para todos os gostos

A Festa do Pêssego deste ano terá um amplo cardápio musical, com apresentações para diferentes gostos e preferências. Confira a programação completa.

Na sexta-feira, dia 1º, às 20h30, a abertura musical da Festa do Pêssego será do Grupo Gaitaço, com Alfredo van der Neut e amigos, e participação especial de Juca Bala.

No sábado, dia 02, o repertório musical começa às 11h, com Virgílio e Cia. Às 13h30, acústico, com Fernanda e Diego. 15h tem a Banda da Guarda Mirim. 15h30 apresenta-se o cantor Zé Belém. Às 17h, o grupo Som Sertanejo assume o palco. 19h é a vez de Dinho Chokolat. Encerrando a noite, às 21h, tem show com a Banda Interprise.

Domingo, dia 03, às 11h, Virgílio e Cia voltam a abrir a festa. 13h30 tem apresentação de Jhonatan e Gaiteiro. Às 15h30, sobem ao palco os Atrevidos da Vaneira.

Às 17h, a atração será a dupla sertaneja Hugo e Thiago, do programa Fama da Rede Globo. 18h, Altair e Alexandre, cantam sucessos do seu grande repertório. Estas duas duplas estão vindo a Irati viabilizadas pela Rede Massa de Televisão.

19h, é a vez do rock, com a Banda Dnocks. O encerramento, às 20h30, será com a banda iratiense Rádio Radar.