Programação da Festa do Pêssego começa com Concurso de Queijos Artesanais

Publicado em: 30/11/2017 15:27

Etapa de Irati no evento estadual promovido pela Emater também terá participação de produtores outras regiões do Paraná

Neste fim de semana, entre os dias 1, 2 e 3 de dezembro, acontece a 39ª Festa do Pêssego em Irati, no Parque Aquático. E, o primeiro evento da programação da festa, o Concurso de Queijos Artesanais do Paraná, será realizado na sexta-feira (1), às 14h30, no Centro de Processamento de Alimentos, junto a Feira do Produtor. Participarão desta terceira e última etapa de 2017, 16 produtores das regiões de Irati, Ponta Grossa e União da Vitória.

O Concurso de Queijos Artesanais do Paraná é realizado pelo Instituto Emater, com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Prefeitura de Irati. O objetivo do Concurso é identificar e promover a produção de queijos artesanais da agricultura familiar paranaense, valorizando a cultura alimentar e o saber fazer dos queijos diferenciados (curados) e, assim, contribuir para a agregação de valor por meio do desenvolvimento da agroindústria familiar.

“Estávamos esperando um evento regional, como a Festa do Pêssego, para realizarmos este concurso em Irati”, explica Maurício de Barros, da Emater, que coordena esta etapa do concurso. Segundo ele, o município será representado por dois produtores de queijo que atenderam as regras do concurso. Em cada etapa, serão três selecionados que, em 20 de julho de 2018, vão participar da final do Concurso de Queijos, no Mercado Municipal de Curitiba.

Programação

Além do Concurso de Queijos Artesanais do Paraná, na sexta, às 19h, acontece a Abertura do Salão de Negócios, Feira de Sabores e Venda de Pêssego, no Parque Aquático. Às 20h30, o grupo Gaitaço e Juca Bala dão início aos shows no palco principal.

No sábado (02), a festa inicia às 10h e, às 11h, tem música ao vivo com Vergílio e Cia. Às 12h, será servido o almoço com churrasco de borrego. Logo após, começam as apresentações de artistas locais. O dia se encerra com a Banda Interprise, às 20h30.

Domingo (03), tem missa em Ação de Graças, às 08h, na Paróquia Perpétuo Socorro. Às 9h, a festa inicia com a mesma programação do sábado, no período da tarde. Às 17h, sobe no palco a dupla Hugo e Tiago; às 18h, Althair e Alexandre e, encerrando a Festa, às 20h, a banda iratiense Radio Radar.