Irati entrega mais 13 casas rurais

Publicado em: 12/12/2017 15:49

Na próxima quinta-feira, dia 14, serão entregues 13 unidades de habitação rural no interior de Irati. As residências fazem parte do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) Minha Casa Minha Vida, com recursos provenientes do Governo Federal.

As 13 unidades desse grupo têm custo de R$ 28.500, com contrapartida do beneficiário de 4%, pagos na forma de uma parcela ao ano.

São casas com projeto padrão em torno de 43 metros quadrados, que visam possibilitar ao agricultor familiar, trabalhador rural e comunidades tradicionais o acesso à moradia digna no campo, através da construção de uma nova casa ou reforma, ampliação e conclusão de uma existente. ​

O processo de andamento da obra é acompanhado pela Cohapar, e a Prefeitura é responsável pelo suporte à documentação e medição da obra.

Nesta etapa estão sendo contempladas as localidades de Papuã dos Fiori, Caratuva, Pinho de Baixo, São Miguel, Riozinho, Faxinal do Rio do Couro, Arroio Grande, Pirapó, Guamirim, Gonçalves Junior e Cerro do Canhadão.

A entrega oficial acontecerá dia 14, às 14h, em Caratuva 2, tendo como local para o repasse simbólico de todas as unidades deste grupo, a residência de Arlete Maria Sidoski Cordeiro.

Em maio, outras 20 famílias foram beneficiadas

Nesta etapa, o valor total de investimentos em habitações rurais para Irati chega a R$ 370.500, com recursos do Ministério das Cidades e Banco do Brasil, e parceria do Governo do Estado, Cohapar e Prefeitura de Irati.

Em maio último, outro grupo, de 20 famílias iratienses, foi contemplado pelo mesmo programa. Na oportunidade, representando todos os beneficiários daquela fase, a cerimônia ocorreu na propriedade de Thomaz Kozlik, na localidade de Serra dos Nogueiras.

Para estar apto ao programa, há limites de renda. Para agricultor familiar, a renda familiar máxima é de R$ 17 mil ao ano, considerado o valor total da renda rebatida indicada na DAP. Para trabalhador rural, a renda familiar máxima é de R$ 17 mil ao ano, considerando a renda comprovada por carteira de trabalho e os três últimos contracheques, ou contrato de trabalho, ou declaração em papel timbrado do empregador com firma reconhecida em cartório, ou comprovante de proventos do INSS, se aposentado de caráter permanente.

O PNHR – Programa Nacional de Habitação Rural​ - foi criado pelo Governo Federal, no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, através da Lei 11.977/2009.

Em Irati, maiores informações podem ser obtidas através do telefone 3132 6172.