AUI pleiteia auxílio para transporte à Prefeitura

Publicado em: 15/12/2017 17:31

Em reunião no último dia 15, na Prefeitura, a Associação dos Universitários Iratienses (AUI) apresentou ao prefeito Jorge Derbli, um pleito de auxílio para o transporte de estudantes daqui, que frequentam cursos superiores em faculdades de União da Vitória, Ponta Grossa e Guarapuava.

Atualmente mais de 400 alunos deslocam-se diariamente até estas cidades, em sua grande maioria, para fazer cursos que não são oferecidos pelas instituições iratienses.

Luís Fernando Marcelino dos Santos, presidente da AUI, explica que “este foi um primeiro contato, para trazer ao prefeito Derbli, as demandas dos membros da associação, e reivindicar possível ajuda com relação aos custos que enfrentam com o transporte para os locais de estudo”. Aproximadamente 25 pessoas participaram da explanação.

De Irati, partem com destino diário a estas universidades de fora, mais de 18 vans, além de mais de 15 veículos particulares. Cada van transporta, em média, 18 pessoas, e cobra em torno de R$ 600 por ao mês, 12 meses ao ano.

“O pedido da associação é de que a Prefeitura tente suavizar este custo dos universitários, contribuindo com 20 a 25% do valor por estudante iratiense”, comenta o vereador José Bodnar, que também esteve presente à reunião.

Derbli acompanhou atentamente toda a exposição da Associação dos Universitários Iratienses e se propôs a fazer o possível para viabilizar o auxílio. Mas antes de tudo, ressaltou que vai efetuar levantamento da questão orçamentária, para verificar a possibilidade da colaboração e aspectos legais e, caso haja viabilidade, elaborar estudo de legislação pertinente para embasar o repasse do auxílio.