Escola Plínio Anciutti inicia atividades de ensino em tempo integral

Publicado em: 03/10/2012 00:00

Alunos da Escola Municipal Plínio Anciutti Pessoa, do bairro DER, começaram, neste dia 02, a serem atendidos em tempo integral, através do Programa Mais Educação. Eles permanecem na escola das 9h00 às 15h30, período em que passam quatro horas no ensino regular e três horas em atividades extracurriculares, além dos intervalos para o café da manhã, almoço e lanche da tarde. Fico muito feliz com este projeto de educação integral, isto é uma benção para as mães que trabalham fora, definiu Marilda Aparecida de Andrade, presidente da Associação de Pais, Mestres e Funcionários, APMF. Para ela, a educação e as oportunidades como a permanência das crianças o dia todo na escola têm de ser valorizadas pelas famílias. Não deixem seus filhos abandonarem a escola, faltarem às aulas, falou, referindo-se aos demais pais de alunos, enfatizando que o estudo é fundamental para que as pessoas tenham serviço bom. A secretária municipal de Educação, Zenilda Stroparo, informou que o ensino em tempo integral já é realidade nos 12 centros municipais de educação infantil (creches) e em cinco escolas a escola central, que será inaugurada dia 18 de outubro também atenderá o dia todo. Praticamente metade da rede municipal de ensino já atende em tempo integral, isto era uma meta nossa, porque quando a criança tem oportunidade de estar mais tempo em contato com o conhecimento, tem melhor desenvolvimento intelectual, afirmou Zenilda. No contra turno as crianças podem participar das oficinas Pedagógica, em que desenvolvem através de atividades lúdicas habilidades em leitura, escrita e cálculo; Esporte e Lazer, onde aprimoram seu desenvolvimento psicomotor, habilidades físicas e sociabilidade; Informática, em que tem acesso a novas tecnologias e suas aplicações cotidianas; e Educação Ambiental. Todas estas atividades estarão acrescentando e auxiliando as crianças a desenvolverem seus talentos; agradecemos aos pais, aos professores e à comunidade, que estão dando vida a este projeto, pois a educação é importantíssima, comentou o prefeito Sergio Stoklos. A Escola Municipal Plínio Anciutti Pessoa foi a segunda de Irati a ser contemplada com o Programa Mais Educação em 2011, a Escola Municipal Mercedes Braga começou a atender seus alunos em tempo integral. Para que o programa pudesse ocorrer em Irati, houve um trabalho do Município através do Plano de Ações Articuladas (PAR) da Secretaria Municipal de Educação de Irati, junto ao Ministério da Educação. Além disto, secretária de Educação destaca que a escola do DER recebeu o programa por ter estrutura para que isto aconteça. Stoklos fez uma retrospectiva, lembrando que até 2007 a escola funcionava junto ao Colégio Estadual João de Mattos Pessoa e que a administração investiu na construção da nova escola para dar melhores condições ao aprendizado dos alunos que, agora, podem ter acesso à educação em tempo integral. Ao todo, 100 dos 168 alunos matriculados do 1o ao 5o ano do ensino fundamental na escola participam da educação em tempo integral. Os demais, não permanecem em tempo integral porque os pais não concordaram. Investimentos Para o desenvolvimento do Programa Mais Educação, 70% dos recursos necessários são repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a APMF da escola através do Programa Dinheiro Direto na Escola e o restante é a contrapartida do Município. Monitores voluntários da própria comunidade coordenam as oficinas e recebem uma bolsa para auxiliá-los no transporte e alimentação. São enviados relatórios ao MEC sobre o desempenho dos alunos, quando aos avanços na aprendizagem, medidos por diversos fatores, como a redução dos índices de reprovação e evasão escolar, dentre outros. A coordenação do Programa Mais Educação é realizada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica.