Sisvan chama beneficiários do Bolsa Família

Publicado em: 04/01/2018 14:57

A Secretaria Municipal de Saúde solicita a todos os beneficiários do Bolsa Família que não realizaram o acompanhamento do peso da 2ª Vigência de 2017, para que procurem a unidade de saúde mais próxima, para realizar o acompanhamento das condicionalidades do Bolsa Família, até quarta-feira, dia 10.

É necessário comparecer todos os integrantes da família para realizar o acompanhamento.

Lembrando que é obrigatório o acompanhamento duas vezes ao ano, o 1º aos seis primeiros meses, e o 2º nos seis últimos meses do ano.

Informações pelo telefone 9 9134 4548, falar com Elisa ou Anna Karoline, no setor SISVAN (Sistema para Vigilância Alimentar Nutricional).

20.000 acompanhamentos em 2017

O Sisvan, em Irati, no ano de 2017, realizou exatos 20.000 acompanhamentos do estado nutricional de gestantes e crianças de 0 a 83 meses (sete anos incompletos).

Em crianças compreendidas nesta faixa etária foram 17.236 acompanhamentos de peso e altura. O número de acompanhamentos de gestantes chegou a 2764. Até o momento, em Irati, o total de indivíduos cadastrados, que realizaram acompanhamento de estado nutricional é 6.316.

O que é

O SISVAN é um sistema de informações que tem como objetivo principal promover informação contínua sobre as condições nutricionais da população e os fatores que as influenciam. Esta informação irá fornecer uma base para decisões a serem tomadas pelos responsáveis por políticas, planejamento e gerenciamento de programas relacionados com a melhoria dos padrões de consumo alimentar e do estado nutricional.

O SISVAN módulo municipal encontra-se instalado em praticamente todos os municípios brasileiros. Trata-se de uma ferramenta informatizada, desenvolvida pelo DATASUS, que apresenta a possibilidade de registro de informações para monitoramento do estado nutricional da população atendida por demanda espontânea nos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde o por profissionais da Estratégia Saúde da Família e Programa de Agentes Comunitários de Saúde.

Bolsa Família chegou a 1.800 famílias

Informações tabuladas pelo setor do Sisvan, que também monitora o programa Bolsa Família em Irati, dá conta de que na primeira vigência de 2017, que corresponde aos primeiros seis meses do ano, o número de famílias beneficiárias chegou a 1.811.

Já na segunda vigência de 2017, referentes aos seis últimos meses, esse número passou para 1.683.

Segundo o departamento, o percentual de cobertura chegou a 65,33%, e o percentual de gestantes localizadas fechou em 100%.

Leite das Crianças

Outro dado acompanhado pelo Sisvan está relacionado ao programa estadual Leite das Crianças.

Em Irati, também no ano de 2017, o acompanhamento do estado nutricional de 6 meses a 42 meses três anos e meio) chegou a 5.801 crianças. Os meses de novembro e dezembro, conforme o controle do setor, foram os mais expressivos com, respectivamente, 623 e 650 acompanhamentos.