Para amenizar alagamentos, Prefeitura troca manilhamento na Rua Edgard Távora

Publicado em: 01/02/2018 16:03

Manilhas estão sendo substituídas de 80 cm para 1m de diâmetro em uma extensão de 42 metros

Nesta semana, a Prefeitura de Irati iniciou uma obra que vai amenizar os problemas de alagamento na Rua Edgard Távora, na Praça Edgard Andrade Gomes, centro da cidade. De acordo com a Secretaria de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, as manilhas desta área estavam entupidas e, por isso, houve também a necessidade da substituição para aumentar o fluxo de água.

Foi pelo início da drenagem da quadra de areia da Praça Edgard Andrade Gomes é que o município identificou o motivo daquela região ter problemas frequentes com alagamento. “Como estamos trabalhando na drenagem que vai cair na mesma galeria, pudemos observar que tudo estava entupido e, assim, não permitia a passagem da água”, explicou o secretário Engenharia, Arquitetura e Urbanismo de Irati, Dagoberto Waydzik.

Para melhorar o fluxo de água, a Prefeitura está trocando o manilhamento. “Estamos substituindo as manilhas de 80 cm de diâmetro pelas de um metro. Esta troca está acontecendo numa extensão de 42 metros na Rua Edgard Távora”, destaca Waydzik. O município prevê que esta obra seja concluída na próxima semana.

O prefeito Jorge Derbli comenta que a Prefeitura está engajada em minimizar os pontos de alagamento em todo o município. “Nós temos um compromisso com a população de amenizarmos estas situações. Em vários locais, quando começa a chover, muita gente já se preocupa porque sabe que ali há a possibilidade de alagar. Além da Rua Edgard Távora, nós também fizemos um trabalho no Rio das Antas com a dragagem de 2 mil metros e pretendemos dar continuidade. Além disso, agora estamos no meio de um processo licitatório para mexermos com o Arroio dos Pereiras, criando um sistema de drenagem”, relatou.

Projeto de drenagem no Arroio dos Pereiras

Está em fase final de licitação a execução de galeria celular para escoamento das águas pluviais da área central da cidade, percorrendo as ruas Carlos Thoms e Augusto Thomás, com conexão no Arroio dos Pereiras. O processo está sendo enviado à Caixa Econômica Federal.

A obra é fundamental para minimizar o acúmulo de água entre as Ruas Munhoz da Rocha e Carlos Thoms, e é resultado de projeto elaborado ainda no ano passado, envolvendo recursos de mais de R$ 1,1 milhão. Deste montante, R$ 987.600 mil é proveniente de repasse do Ministério das Cidades, viabilizados pelo deputado federal Evandro Roman, e R$ 188.685,76 representam a contrapartida municipal.

Fazem parte do projeto os serviços preliminares, remoção e movimentação de terra em toda a extensão, confecção de novas galerias de bueiro celular, caixas e alas de entrada e saída e recomposição da pavimentação asfáltica, nos locais por onde passará o traçado.

Dragagem do Rio das Antas

Em 2017, o município executou 2 km de dragagem do Rio das Antas da BR-277 até o bairro Vila Nova. Quando os serviços forem retomados, a Prefeitura pretende seguir o curso do Rio das Antas em direção ao Ginásio de Esportes Agostinho Zarpellon (Batatão). Em recente visita ao gabinete de Derbli, a Associação dos Moradores da Bacia do Rio das Antas (Ambra) agradeceu o empenho da gestão e reforçou a necessidade de se dar continuidade ao trabalho.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação