Belezas naturais de Irati enchem os olhos de participantes do Cicloturismo

Publicado em: 09/04/2018 15:40

Belezas naturais de Irati enchem os olhos de participantes do Cicloturismo

Cachoeiras recompensaram todo esforço do Cicloturismo

Trajeto de 20 km iniciou em Água Clara até a comunidade de Itapará com a participação de 100 ciclistas

O domingo (08) de sol abrilhantou a primeira edição do Cicloturismo 2018 de Irati. Com as 100 inscrições preenchidas, os atletas puderam apreciar belas paisagens e um percurso com pontos de dificuldade na Rota Itapará com início na comunidade da Água Clara. O evento, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, foi finalizado com um grande almoço de confraternização entre os participantes.

Esporte, cultura, momentos de lazer e diversão entre família e amigos resumiram o Cicloturismo. O ponto de encontro dos ciclistas foi no Parque Aquático, às 7h. A Prefeitura realizou o transporte dos participantes e seus equipamentos até a localidade de Água Clara, onde foi o início do percurso. “5 km depois que iniciamos o trajeto, paramos para fazer um lanche para termos forças rumo ao Itapará”, contou o ciclista, André Taras, de Irati, na parada em Faxinal dos Antonios – local em que os participantes fizeram a visita às cachoeiras.

O trajeto ainda contou com a travessia do rio em Água Mineral, passagem pela Igreja de Água Mineral, estrada de Água Mineral a Itapará, passagem pela Igreja Ucraniana Assunção de Nossa Senhora e a visitação à cachoeira de Itapará. “A prova foi boa, um pouco dura com bastante subida, mas deu para nos divertirmos bastante com as paisagens e cachoeiras. Valeu a pena!”, avalia o ciclista, Cristian Lupes, que veio de Guarapuava com amigos.

“Foi um trajeto mais duro para iniciantes, mas o mountain bike (ciclismo de estrada com percursos com diversas irregularidades e obstáculos) é isso: com sofrimento. Porém, as belezas para apreciar e os lugares bonitos no trajeto recompensam, no final, para curtir junto com a galera”, descreveu Marcio Razera, o Piru – iratiense que é referência nacional neste esporte.

O encerramento aconteceu com um almoço no pavilhão da Igreja Ucraniana Assunção de Nossa Senhora, e ainda contou com a apresentação do Grupo Folclórico Ucraniano Ivan Kupalo. “O Cicloturismo foi um grande sucesso com o pessoal participando em peso, pois se une o esporte e a saúde. Se tivéssemos com mais inscrições abertas, temos certeza que todas seriam preenchidas”, avaliou Luis Antonio (Ico) Andreassa,

O prefeito Jorge Derbli acompanhou a chegada dos atletas à Itapará e também participou do almoço. “Este Cicloturismo foi sucesso absoluto com o apoio da comunidade prestigiando e com o dia tão bonito. Foi uma atividade diferente com a prática de esporte e ações de lazer sendo mais uma opção de atrativo para nossa cidade”.

Texto e fotos: Assessoria