Ação Comunitária levou serviços e diversão ao Jardim das Américas

 

Publicado em: 09/04/2018 15:46

Whatsapp

 

Ação Comunitária levou serviços e diversão ao Jardim das Américas

A 1ª Ação Comunitária: “Arte, Movimento e Cidadania” levou diversos serviços e atrações ao Residencial Jardim das Américas no último sábado (07). Durante toda a tarde, foram desenvolvidas várias atividades gratuitas como manicure, sobrancelhas, maquiagem, orientação dos profissionais de saúde, acompanhamento e encaminhamentos dos profissionais do CRAS para acesso a documentos, e orientação diversas prestadas por profissionais do CREAS.

Enquanto as ações eram realizadas, houve distribuição de sorvetes, pipoca e algodão doce, e as crianças presentes se divertiram com cama elástica e piscina de bolinhas, além de várias atividades lúdicas e entretenimento. O SENAC participou com o curso técnico de enfermagem, aferindo pressão e prestando orientações sobre os cuidados de saúde da mulher.

No transcorrer da programação houve apresentações das oficinas do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos dos CRAS. Oficina de música, apresentação de danças urbanas e roda de capoeira do oficineiro Joel.

O evento contou ainda com oficinas de malabarismo e acrobacia, na Ação do Circo Teatro Sem Lona, de Maringá, e a apresentação do Circo do Turão.

Aproximação com a comunidade

Para a secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich, que junto a outras secretarias, Provopar e entidades organizou esta ação comunitária, “o resultado foi muito satisfatório, resultado de grande esforço coletivo, que buscou valorizar o bairro e a comunidade que vive nele, mas também aproximar o poder público e o poder privado destas pessoas”. A secretária observou que foi mais uma demonstração do entusiasmo com que os vários setores da sociedade se envolvem com ações comunitárias em nosso município. Esta aproximação com a comunidade serviu também para esclarecer dúvidas em relação a possíveis irregularidades na utilização de casas naquele residencial, e de alternativas que serão pleiteadas junto à Caixa Econômica Federal para contornar problemas nesta área.

Segundo Sybil, a ideia é estender esta ação a outros bairros e, talvez, fazer com que semestralmente retorne a um local que já tenha sido atendido. “Resolvemos iniciar este tipo de mobilização pelo Jardim das Américas, como forma de dar um outro conceito ao bairro, orientar e valorizar as pessoas que moram ali”.

Novidades foram anunciadas durante o evento

Durante a ação comunitária no Jardim das Américas, foram anunciadas importantes novidades que irão beneficiar especificamente os moradores do local.

A secretária Sybil comunicou que, em parceria com o SENAC, será realizado um curso gratuito de vendedor, para contemplar a comunidade do Residencial Jardim das Américas. As inscrições já estão abertas no CRAS Lagoa, e estão disponíveis 21 vagas para o curso que terá carga de 160 horas.

Outra boa notícia comunicada durante a ação, foi a liberação de recursos para montar uma cozinha comunitária, que sirva como alternativa de renda para o grupo de mulheres daquela região da cidade, que já vinha reivindicando o benefício. “Iremos agora buscar novas parcerias para tentar viabilizar a edificação de um espaço para fortalecimento de vínculos naquele bairro. Um local, onde além de acomodar esta cozinha, também funcionará para realização de cursos e oferta de outras atividades para o Jardim das Américas”, complementou a secretária.