Academias da Terceira Idade já estão sendo instaladas

Publicado em: 11/04/2018 16:51

No último dia 10 foram instaladas em bairros de Irati as três primeiras academias ao ar livre (AAL), as chamadas “Academias da Terceira Idade”, de um lote de 14 equipamentos assegurados ao município pelo programa estadual “Paraná Mais Esporte”. O programa é desenvolvido em conjunto pela Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET) e pelo Instituto Paranaense de Ciência do Esporte (IPCE).

Os três primeiros bairros a receberem os itens para condicionamento físico, postura e manutenção da flexibilidade do corpo foram o Núcleo Residencial Fernando Gomes, Vila Matilde e Bairro Riozinho.

Em todos estes locais, foram instalados os equipamentos comumente empregados para realizar exercícios de alongar, relaxar e estimular a flexibilidade da maioria dos músculos do corpo humano. A ideia é oferecer mais espaços dedicados à prática de atividades físicas, de modo a propiciar mais saúde e qualidade de vida à população.

O prefeito Jorge Derbli acompanhou a chegada e instalação dos três primeiros complexos aos bairros. Este lote inicial deverá estar concluído em até maio ou junho. A proposta do prefeito é que aproveitando o momento da implantação deste novo benefício ao iratiense, também sejam providenciadas melhorias no seu entorno.

Cidade e interior

O programa em andamento prevê equipar e contemplar diversos bairros de Irati e inclusive o interior do Município. Além das três regiões urbanas já beneficiadas com a instalação das academias, há previsão de atender ainda Engenheiro Gutierrez, Lagoa, Nhapindazal, Jardim Planalto, Vila Nova, Vila São João, Vila São Pedro, Parque Aquático, Guamirim, Gonçalves Júnior e Cerro da Ponte Alta.

Para chegar a um número inicial da quantidade destes complexos de equipamentos para exercícios, foi feita audiência pública em abril de 2017, pela Secretaria de Planejamento, explicando ainda que estas academias seriam distribuídas nos bairros e interior do município.

Entre outros aspectos, também se levou em consideração os locais onde a Prefeitura dispõe de espaços públicos, e onde há maior adensamento populacional.

Qualidade de vida e saúde

A academia ao ar livre visa a melhoria da condição física, qualidade de vida e saúde das pessoas. Os seus equipamentos não têm peso, e usam apenas a força do corpo para exercícios de musculação e alongamento.

O sistema se adapta ao usuário, utilizando o peso do próprio corpo, criando resistência e gerando benefício personalizado, independentemente da idade, peso ou sexo.

São indicados para maiores de 12 anos, e principalmente para pessoas da terceira idade, que perdem naturalmente um pouco da força muscular com o passar dos anos. Mas todos os equipamentos das AALs podem ser usados por adultos, exatamente como ocorre em academias convencionais.

Cada conjunto de equipamentos destas academias ao ar livre têm custo aproximado de R$ 25 mil.