Recuperação primária do chafariz, em 2017, custou perto de R$ 16 mil

Publicado em: 26/04/2018 17:11

Dirimindo dúvidas que surgiram e acabaram circulando em redes sociais, a Secretaria de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo de Irati (SMEAU), emitiu o Ofício 175/2018, em resposta à Câmara Municipal, esclarecendo sobre os valores para a recuperação do chafariz da Praça Etelvina Andrade Gomes.

O documento esclarece que, em 2017, na recuperação primária de funcionamento do chafariz, foi gasto o valor de R$ 16.146,49. Neste custo estão agregados os valores para recuperação de alvenarias, recuperação de trincas nas laterais, isolamento, iluminação subaquática, pintura e os testes com novas bombas para recirculação de água.

Na ocasião, a água foi transportada do poço artesiano municipal, e foram utilizados 75.000 litros de água a cada dia. Com isso, constatou-se vazamentos que seriam provenientes do tempo excedido de vida útil do sistema, desde a época da instalação do mesmo, em 1982, envolvendo problemas desde alvenaria até tubulações enterradas no local.

As taças centrais do chafariz e tubulações foram executadas na época da construção em ferro/aço, e a estrutura estava corroída, fato técnico que também impedia o funcionamento do mesmo. Devido a estes e demais problemas, não foi mais autorizado o funcionamento do mesmo ao longo dos meses subsequentes. A bomba centrífuga de teste de potência de três cavalos está de posse da Prefeitura Municipal, no almoxarifado central, e será readequada para outras atividades afins em parques ou poços artesianos.

Os serviços foram realizados em 2017 pela empreiteira vencedora do pregão n° 102/2017, contrato n°091/2017, denominada CONSTRUTORA CATHIO LTDA, onde para tal, foi emitida a Nota Fiscal n° 281/17 em 06/10/2017 e planilha de serviços.

Revitalização geral da Praça Etelvina Gomes ficou em R$ 42 mil

Já o valor total dos serviços de revitalização na praça Etelvina Andrade Gomes, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz, realizados no mês de setembro de 2017, em comemoração às festividades da Festa de São Cristóvão, somaram a quantia total de R$ 42.544,67.

O valor foi empregado em serviços de recuperação de pavimentação (calçamento), recuperação de bancos, lixeiras, recuperação de aparelhos da academia ao ar livre, recuperação de brinquedos do parquinho infantil, limpezas e em tentativas de recuperação do próprio chafariz.

Em 2018, a equipe própria de engenharia da Prefeitura Municipal realizou novo projeto executivo e orçamento para a modernização do chafariz, no valor estimado de R$ 63.043,39. Realizou-se recolhimento de Anotação de Responsabilidade Técnica de projeto e orçamento pelo Engenheiro Lucas Kevin Costa, da própria secretaria.

Após a emissão do orçamento da Prefeitura, a CONTRATADA realizou desconto, e se comprometeu a realizar a obra por R$ 49.590,95, valor aprovado pela SMEAU e pelo prefeito municipal.

A contratada iniciou então os serviços, realizando o fechamento da obra com tapumes, e início de reforma e readequação do antigo chafariz. Foi dado o prazo estimado de 90 dias para a conclusão da obra, que está sendo fiscalizado por esta secretaria.