Cartilha Educativa do Trânsito será lançada dia 15

Publicado em: 02/05/2018 17:03

No próximo dia 15, será lançada em Irati a Cartilha Educativa do Trânsito, direcionada aos alunos dos 4º e 5º anos da rede municipal de Educação.

O livreto é um conjunto de informações, em linguagem e ilustrações lúdicas, sobre alguns cuidados que devem ser observados no trânsito, normas a serem respeitadas por todos para que sejam evitados acidentes. A cartilha, elaborada com linguagem simplificada a fim de atrair alunos na faixa etária de 10 a 12 anos, visa esclarecer os procedimentos que devem ser seguidos por motoristas, ciclistas e pedestres tanto nas vias públicas quanto em estradas do interior.

O lançamento do projeto será no próximo dia 15, uma terça-feira, às 09h, na Escola Municipal Francisco Vieira de Araújo.

Nhô Pacífico e outros personagens prestam apoio à ideia

Do total previsto de 5.000 unidades, a primeira leva de cartilhas impressas irá atender ao lançamento do programa que, em sua projeção, será levado a 29 escolas municipais. Nos dias e horários nestas escolas, haverá a explanação didática das regras e cuidados no trânsito, e também um segundo momento que é a parte lúdica do projeto, e levará a figura do “Nhô Pacífico”, interpretado por José Maria Grácia Araújo, para conversar com as crianças.

A publicação traz ainda os personagens “Indiozinho Iraitin” e a “Abelhinha Iratin”, concepções de Araújo, responsáveis por introduzir no universo infantil do Município as noções de uma cidade com mais segurança no trânsito. Todo o material foi confeccionado na forma de que os alunos possam colorir o seu conteúdo e, desta forma, interagir com as informações e gravuras. As ilustrações sobre trânsito foram feitas por Silvério Souza.

“A nossa proposta visa difundir não só entre as crianças este conhecimento sobre questões de segurança no trânsito junto dos professores, mas que elas levem aos pais os relatos dos principais erros que acontecem em Irati. São pequenas coisas que podemos melhorar”, comenta o idealizador, Dagoberto Waydik.

A cartilha é um projeto da Secretaria Municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, em conjunto com a Comissão Municipal de Trânsito, e conta com apoio da Guarda Municipal, ACIAI, Iratran, Construtora Cathio e Secretaria de Educação.