Programa Leite das Crianças em Irati ganha veículo

Publicado em: 11/05/2018 17:38

No último dia 11, aconteceu a cerimônia de entrega de um veículo zero quilômetro ao Programa Leite das Crianças em Irati. O veículo foi adquirido com recursos da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, e contrapartida municipal, no valor de R$ 53.890,00.

O utilitário irá ser usado para melhorar o sistema de distribuição do leite do referido programa, aos beneficiários cadastrados nas comunidades rurais de Irati. O evento aconteceu na sede da Secretaria de Assistência Social de Irati, e reuniu diversas autoridades, entre elas, o prefeito Jorge Derbli, os secretários de Agricultura, Raimundo Gnatkowski, e de Assistência Social, Sybil Dietrich, o chefe do escritório regional da SEAB, Igor Zampier, e o coordenador estadual do Programa Leite das Crianças, Masaru Sugai.

O evento também foi prestigiado por demais secretários municipais, vereadores, a chefe do Núcleo Regional de Educação, Marisa Massa Lucas, representantes do Provopar Municipal e integrantes da comissão municipal do Programa Leite das Crianças.

Em Irati, atualmente são 734 beneficiados com o litro de leite

Antes da entrega das chaves do veículo, as autoridades mencionaram os méritos de um programa que visa promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população infantil, combatendo a desnutrição.

Isso é feito por meio da distribuição gratuita e diária de um litro de leite às crianças de 06 a 36 meses, pertencentes a famílias cuja renda per capita não ultrapasse meio salário mínimo regional. 734 mães hoje são atendidas com o alimento para seus filhos.

Em sua fala, a secretária de Assistência Social de Irati, destacou que “esta atenção é de suma importância, pois visa a saúde e nutrição da população infantil, e representa geração de renda ao trabalhador rural”.

O chefe do núcleo regional da Seab, Igor Zampier, valorizou a longevidade do programa Leite das Crianças. “São 15 anos de um programa cada vez mais fortalecido, o que prova a sua eficiência”, comentou. Zampier também assegurou que a vinda do veículo “é o reconhecimento pelo trabalho de excelência que Irati realiza nesta área, e justamente por isso o pedido feito pelo prefeito foi atendido tão prontamente”.

O coordenador estadual do programa, Masaru Sugai, salientou que “muitas coisas evoluíram ao longo destes anos. Hoje são 123 mil crianças atendidas diariamente no Paraná, e 3.500 produtores de leite envolvidos”. Para o coordenador, a comunidade de Irati tem o privilégio em ter um prefeito e equipe tão comprometidos com programas desta natureza.

O prefeito Jorge Derbli encerrou os pronunciamentos enaltecendo as origens e criação do referido programa estadual, os aperfeiçoamentos pelos quais passou e a necessidade de manutenção como política de combate à fome e desnutrição. “São dois vieses muito benéficos que precisam ser continuados: de um lado o estímulo ao produtor de leite, que tem a venda de seu produto garantida, e de outro, o atendimento às crianças, com a garantia de um litro de leite diariamente, enriquecendo sua alimentação”.