Lançada em Irati Cartilha Educativa do Trânsito

Publicado em: 15/05/2018 12:37

Voltada aos alunos dos 4º e 5º anos da rede municipal de Educação, foi lançada hoje (15), em Irati, a Cartilha Educativa do Trânsito.

O livreto é um conjunto de informações, em linguagem e ilustrações lúdicas, sobre alguns cuidados que devem ser observados no trânsito, normas a serem respeitadas por todos para que sejam evitados acidentes.

A cartilha, elaborada com linguagem simplificada a fim de atrair alunos na faixa etária de 10 a 12 anos, visa esclarecer os procedimentos que devem ser seguidos por motoristas, ciclistas e pedestres tanto nas vias públicas quanto em estradas do interior.

O lançamento do projeto aconteceu às 09h, na Escola Municipal Francisco Vieira de Araújo, e contou com a presença do prefeito Jorge Derbli, do presidente da Câmara, Hélio de Mello e vários vereadores, secretários municipais, da diretora da escola, Marcia Alves Rault, e representantes da ACIAI, Guarda Municipal, Iratran, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Autoridades valorizam importância da iniciativa

Em seus pronunciamentos, as autoridades presentes valorizaram a importância do projeto, pela amplitude que assume ao fazer com que as crianças levem até seus pais estas noções básicas de segurança no trânsito.

A secretária de Educação, Rita Almeida, comentou que a cartilha é mais um meio de conscientização lançado durante o “Maio Amarelo”, e que será facilmente assimilado pelos alunos.

Dagoberto Waydzik, secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo e idealizador da cartilha, declarou que “não adianta ter regras e leis de trânsito, se elas não forem obedecidas”. Para o secretário será muito positivo que as crianças levem aos pais, avós e irmãos mais velhos, as noções deste documento.

O prefeito Jorge Derbli salientou que Irati tem aproximadamente 35 mil veículos circulando todos os dias pelas vias da cidade, e que todos os esforços para prevenir acidentes são válidos, referindo-se à cartilha lançada nesta data.

A cerimônia encerrou com a participação do personagem Nhô Pacífico de Souza Borges, fazendo uma comparação de como era o trânsito antigamente e como está mais intenso nos dias atuais, o que exige muito mais atenção por parte de todos. Agentes de Trânsito fecharam o evento com palestra e exibição de vídeos relacionados ao tema.

Noções básicas são abordadas na revista

Pelo público que pretende atingir, a cartilha não tem a finalidade de ser um material integral e abrangente, mas de transmitir algumas noções aos alunos para que eles repassem estas ideias em casa, para os pais e pessoas mais velhas que já dirigem, como forma de propagação.

Entre as normas de segurança no trânsito abordadas no material estão, por exemplo, nunca dirigir após consumir bebidas alcoólicas, ultrapassagem somente pela esquerda e prioridades que devem ser dadas a pedestres, ciclistas, transporte público e de cargas e a viaturas policiais e de fiscalização.

A cartilha orienta ainda sobre preferencial em rotatórias, respeito à sinalização por parte de todos (de pedestres a motoristas) e uso dos equipamentos e recursos de segurança, como a cadeirinha para crianças pequenas no banco traseiro e cinto de segurança.

Projeto irá a 29 escolas municipais

Do total previsto de 5.000 unidades, a primeira leva, de aproximadamente 1.000 cartilhas impressas irá atender ao lançamento do programa que, em sua totalidade, será levado a 29 escolas municipais. Nos dias e horários nestas escolas, haverá a explanação didática das regras e cuidados no trânsito, e também um segundo momento que é a parte lúdica do projeto, e levará a figura do “Nhô Pacífico”, interpretado por José Maria Grácia Araújo, para conversar com as crianças.

A publicação traz ainda os personagens “Indiozinho Iraitin” e a “Abelhinha Iratin”, concepções de Araújo, responsáveis por introduzir no universo infantil do Município as noções de uma cidade com mais segurança no trânsito. Todo o material foi confeccionado na forma de que os alunos possam colorir o seu conteúdo e, desta forma, interagir com as informações e gravuras. As ilustrações sobre trânsito foram feitas por Silvério Souza.

A cartilha é um projeto da Secretaria Municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, em conjunto com a Comissão Municipal de Trânsito, e conta com apoio da Guarda Municipal, ACIAI, Iratran, Secretarias de Educação e de Segurança, Construtora Cathio, Câmara Municipal e Copycenter.