Centro de Convivência do Fragatas é entregue

Publicado em: 23/07/2018 17:03

No último sábado, dia 21, aconteceu a entrega do Centro de Convivência do Bairro Fragatas. O espaço foi uma reivindicação da própria comunidade à administração, que promoveu reformas e adequações em uma edificação que já havia no local.

A construção, de 60m², recebeu melhorias nas áreas interna e externa e conta com sala de eventos, sanitários e cozinha. Do lado de fora foram providenciadas calçadas e uma horta comunitária. Aproximadamente R$ 60 mil foram aplicados na transformação do espaço, com recursos provenientes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Só no Bairro Fragatas, são cerca de 120 famílias, além das dos bairros vizinhos que poderão usufruir do novo local disponibilizado.

Além da cerimônia de inauguração do benefício, simultaneamente o Centro de Convivência do Fragatas acolhia a 1ª Ação Comunitária “Arte, Movimento e Cidadania”. Através de parcerias, o evento ofereceu diversos serviços gratuitos à população, como emissão de documentos pessoais, orientação jurídica sobre direitos sociais, orientação sobre saúde com os profissionais da Secretaria de Saúde, apresentação das oficinas do serviço de convivência e fortalecimentos de vínculos da secretaria, corte de cabelo e manicure, Unidade Móvel de atendimento a mulheres com orientação pela equipe do CREAS e Núcleo Maria da Penha. Foi montado um estúdio fotográfico no local para confecção de fotografias 3x4 para documentos.

Havia também pintura facial, camas elásticas, pipoca e algodão doce. A parte artística contou com dança de rua, teatro infantil e apresentação do grupo de capoeira Muzenza.

A secretária de Assistência Social de Irati, Sybil Dietrich, externou seu agradecimento a todos que se envolveram na conquista do Centro de Convivência, desde aquelas que reivindicaram o espaço. “Deixo hoje aqui minha gratidão por esta importante conquista e pelo prefeito abraçar a ideia de contemplar este bairro. Era uma reivindicação dos moradores, um desejo da comunidade que hoje está realizado com a proposta de fortalecimento de vínculos”, salientou Sybil.

A representante da Cohapar, Angelita Souza, comentou que o imóvel foi repassado ao município em forma de comodato. “É uma alegria muito grande ver que aquele prédio público, que estava abandonado há muitos anos, está hoje funcionando, oferecendo alternativas de uso para este bairro e isto se deve ao trabalho do prefeito e sua equipe”, destacou Angelita.

Para o prefeito Jorge Derbli, a comunidade do Fragatas deve utilizar o novo espaço, mas também cuidar dele. “Faço um apelo a todos daqui para mantermos este local em condições de uso, para as mais diversas atividades como cursos, reuniões e outros eventos que venham de encontro às famílias do bairro”, declarou o prefeito.

A entrega do Centro de Convivência fazia parte do calendário de comemorações dos 111 anos do município, que contou com o apoio da Caixa Econômica Federal, Caminhos do Paraná, Distribuidora PorBoi, embutidos Villare, Fobras, Gás e Água Santa Clara, OdontoCompany Irati, Projetos Thoms, Seven Motors Mitsubishi, Sicoob e Toyota.