Irati já tem Inventário da Oferta Turística

Publicado em: 26/07/2018 15:49

Aconteceu no último dia 25, no salão de eventos da ACIAI, a apresentação e entrega do Inventário da Oferta Turística de Irati, elaborado através de convênio entre a Prefeitura e a Unicentro. O evento integrou os festejos de 111 anos do município.

Este inventário, está disponível para download AQUI.

Base para desenvolvimento turístico

Diversas autoridades compareceram à cerimônia, onde alguns dados sobre o levantamento foram adiantados aos presentes. O diretor do Campus Irati da Unicentro, Afonso Figueiredo Filho, falou em nome do Reitor, Aldo Nelson Bona, impossibilitado de comparecer ao lançamento. “Está dado o primeiro passo para evidenciar os potenciais turísticos de Irati, e esse é um passo fundamental. Mas o processo de pesquisa, levantamento e atualização destas informações não pode parar aqui”, destacou o diretor.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luis Antonio Andreassa, apresentou a equipe de sua pasta que ficou encarregada da compilação de todo o processo do inventário. Ela foi composta por Samanta Regina dos Santos Ferreira, Diretora do Departamento de Indústria e Comércio, Darieli da Silva Gryczak Lubczyk, Diretora do Departamento de Turismo e Eventos, e Halanna Halila e Kamile Gomes de Souza, estagiárias do Departamento de Turismo e Eventos.

Diogo Luders Fernandes, Chefe do Departamento de Turismo da Unicentro, foi quem trabalhou diretamente com a equipe no desenvolvimento da estrutura do inventário e todas as áreas pesquisadas. “Agradeço pela confiança que foi creditada ao nosso trabalho e de nossa universidade. Este trabalho vai embasar o desenvolvimento do município, servindo de fonte de dados para gestores, estudantes e pesquisadores”, disse Fernandes. O professor também salientou que o Inventário da Oferta turística de Irati teve o papel de identificar um número considerável de estabelecimentos que trabalham direta ou indiretamente com o turismo. “Só como exemplo deste potencial, temos 23 atrativos culturais e 15 eventos programados no calendário oficial do município”, comentou. Fernandes também destacou ser de extrema importância “reativar o Conselho Municipal de Turismo”.

Estela Mara Rosa, em nome da Adecsul, citou que, na sequência do presente inventário, seria muito importante fazer o Cadastur. “É um processo grátis e on-line que cadastra pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo”, explicou. Segundo Estela, este cadastro garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista.

O programa é executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos 26 estados e no Distrito Federal. Por meio dele, há incentivos para participar de programas e projetos do Governo Federal, programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo e acesso a financiamento por meio de bancos oficiais, entre outras vantagens.

Prefeito elogia trabalho e anuncia evento novo

O prefeito Jorge Derbli elogiou “a brilhante parceria com a Unicentro” no levantamento de todos os potenciais turísticos de Irati. “Como iniciar qualquer trabalho nesta área, se a gente não sabe exatamente o que tem?”, indagou Derbli, valorizando a importante nova fonte de informações. “Há um sonho de fazer em Irati uma pequena rota turística, trazendo pessoas de fora, principalmente dos grandes centros, para conhecer coisas que para nós, são comuns e corriqueiras, mas que para este público, são grande novidade”.

O prefeito aproveitou a ocasião para anunciar um novo evento que poderá integrar permanentemente o calendário municipal. “Neste ano, no Rodeio de Irati, constatamos que todos os hotéis da cidade ficaram lotados. E neste ano, não permitimos o camping, que geralmente atraía muitos jovens ao evento, mas não combinava com o espírito tradicionalista da festa. Então, para este público, teremos no dia 21 de outubro, o primeiro Caldeirão Fest, também no Centro de Tradições Willy Laars”. Derbli enfatizou que será uma festa para os jovens, com programação voltada para som automotivo, carros rebaixados e, se possível, Rodeio Country, além da parte musical embalada a rock, sertanejo universitário e funk.

Documento facilitará o planejamento turístico

O Inventário da Oferta Turística tem por objetivo, levantar, identificar e registrar informações a respeito dos atrativos turísticos (histórico-culturais e rurais), atividades culturais, técnico-científicas e econômicas relevantes, bem como os equipamentos e serviços turísticos, infraestrutura básica do município (saúde, educação, transporte, segurança, bancos, etc.), infraestrutura de apoio ao turismo, entre outras variáveis como, mão-de-obra, entidades de classe, características socioeconômicas, tecnológicas, além de outros elementos fundamentais que determinam a dimensão da sua oferta turística.

Este levantamento possibilitará maior subsídio aos gestores públicos e instâncias de governança responsáveis pelo planejamento turístico municipal pautado na sustentabilidade, e também servirá como base de informações atualizadas aos profissionais que atuam junto ao turismo. Além disso, o documento também poderá atender a estudantes, pesquisadores e docentes, bem como empresários, imprensa e munícipes que necessitem de informações sobre o município.

O inventário é um projeto que nunca terá fim, pois sempre haverá empreendimentos fechando e outros abrindo, o que obriga o órgão responsável por sua execução a uma permanente atualização dos dados preliminarmente coletados.

Todas as atividades do calendário de 111 anos de Irati têm o apoio da Caixa Econômica Federal, Caminhos do Paraná, Distribuidora PorBoi, embutidos Villare, Fobras, Gás e Água Santa Clara, OdontoCompany Irati, Projetos Thoms, Seven Motors Mitsubishi, Sicoob e Toyota.