Desenvolvimento Econômico vai orientar sobre Cadastur

Publicado em: 03/08/2018 10:25

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Irati, através do seu Departamento de Turismo, vai iniciar um trabalho de conscientização junto ao empresariado local, sobre a importância do Cadastur para município. Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. Este registro garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista. O programa é executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos oficiais de turismo, nos 26 estados e no Distrito Federal.

O secretário da pasta, Luis Antônio Andreassa, reforça a necessidade dos empresários iratienses cadastrarem seu CNPJ no sistema, pois trata-se de uma importante ferramenta de incentivo, fomento e investimento no turismo em Irati. A proposta trabalhada é de que quanto mais estabelecimentos cadastrados, mais a cidade aparece no mapa turístico brasileiro.

Mais informações pelos telefones 3907 3030 e 9 9149 4570.

Nenhum estabelecimento de hospedagem inscrito

A Lei Geral do Turismo (11.771/2008) obriga que todos os meios de hospedagem estejam inscritos no Cadastur, que é um sistema on-line de cadastro que permite o acesso a diferentes dados e relatórios gerados pelos sistemas de informações do Ministério do Turismo. Só para exemplificar a situação atual local, em Irati, dos 12 estabelecimentos de hospedagem que deveriam estar cadastrados, nenhum está no sistema até o momento.

O cadastro no Ministério do Turismo, além de ser simples e sem custos é importante para a captação de recursos federais e estaduais por meio da Prefeitura. É a partir desses números que o governo vai mensurar o nosso potencial turístico, pois, quanto mais estabelecimentos cadastrados, mais recursos Irati recebe.

Benefícios do Cadastur

Empresas cadastradas no Cadastur ficam aptas a desfrutar de uma série de benefícios, entre os quais, incentivo a participar de programas e projetos do Governo Federal, participação de programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo, acesso a financiamento por meio de bancos oficiais, apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo e visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal.

O Cadastro é obrigatório para atividades de Acampamento Turístico, Agência de Turismo, Guia de Turismo, Meio de Hospedagem, Organizadora de Eventos, Parque Temático e Transportadora Turística.

Outros estabelecimentos podem fazer o Cadastur de forma opcional, como Casa de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística, Centro de Convenções, Empreendimento de Entretenimento e Lazer e Parque Aquático, Locadora de Veículos para Turistas, Empreendimento de Apoio ao Turismo Náutico e à Pesca Desportiva, Prestador Especializado em Segmentos Turísticos, Prestador de Infraestrutura de Apoio para Eventos, Restaurante, Cafeteria, Bar e Similares.

Departamento de Turismo de Irati vai orientar empresas

O cadastro é gratuito, simples em todo o processo e pode ser feito totalmente online pelo site www.cadastur.turismo.gov.br .

Nos próximos dias o Departamento de Turismo da Prefeitura de Irati fará visitas aos estabelecimentos para orientar e auxiliar no processo do cadastro das empresas locais.

O Cadastur visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos em cada município. Irati possui um potencial muito grande, em razão de sua diversidade étnica, preservação dos costumes e tradições, edificações, espaços e monumentos, além dos pontos naturais com forte apelo de atração turística. Somando-se toda esta estrutura já existente ao empresariado preparado para acolher a demanda de turistas, torna-se imprescindível o Cadastur como veículo eficaz para reunir e difundir as informações ao público interessado.