Índice de vacinação contra pólio e sarampo é baixo em Irati

Publicado em: 24/08/2018 11:52

Esta semana, a secretária de Saúde de Irati, Magali de Camargo, fez um apelo aos pais e responsáveis sobre a importância da vacinação contra poliomielite e sarampo, e alertou para o baixo índice registrado no município.

A menos de dez dias para o encerramento da campanha, o percentual de vacinas ainda era pouco mais da metade do público alvo (56%). A meta da Secretaria de Saúde de Irati para esta campanha é vacinar 3.132 crianças de um ano a menos de cinco anos

A secretária comentou que, para melhorar a cobertura, o Município faria uma intensificação da campanha, reforçando que todas as unidades de saúde municipais dispõem da vacina. “Apelamos aos pais que não podemos deixar de vacinar, porque as consequências são graves, são tristes e irreversíveis”, desabafou Magali.

Lembre-se: carteira de vacinação é um documento, e por isso, precisa ser cuidado. Siga rigorosamente o agendamento das vacinas. Crianças com esquema incompleto de vacinação podem ter bloqueio de benefícios sociais, como o Bolsa Família. As matrículas escolares também exigem vacina em dia. As vacinas são um direito da criança e são seguras.

Sábado (25) tem intensificação da vacina

Neste sábado, dia 25, as unidades de saúde do Rio Bonito, Ademar Vieira de Araújo, Vila São João e Secretaria Municipal de Saúde estarão abertas novamente vacinando as crianças entre um e quatro anos de idade contra o sarampo e paralisia infantil. O horário será das 8 às 17 horas.

Ainda no sábado (25) haverá uma Ação Social do CRAS da Lagoa no Jardim das Américas, das 13 às 17 horas, onde além de outras atividades será disponibilizada também a vacina.

Vacinação da pólio e sarampo acontece até 31

Prossegue até sexta-feira, dia 31, a vacinação contra pólio e sarampo da população na faixa etária entre 12 meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias

Até o dia 31 também está acontecendo a campanha de intensificação para atualização da carteirinha de vacina dos adolescentes, em relação à vacina que protege contra meningite C e HPV.

Meninas entre nove e 14 anos devem receber duas doses de HPV. Meninos entre 11 e 14 anos devem receber também duas doses de HPV. Adolescentes entre 11 e 14 anos devem receber um reforço da Meningo C.