Educação de Irati dá salto e sobre 4 pontos no IDEB

Publicado em: 05/09/2018 16:56

Meta de 6.7, que deveria ser atingida pelo município em 2021, já foi alcançada neste ano. Irati está acima da média nacional

Na segunda-feira (03), o Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e o município de Irati passou da nota de 6.3 para 6.7 com base no ano de 2017. Este salto de quatro pontos foi obtido pelas séries iniciais, do primeiro ao quinto ano, da rede municipal de ensino iratiense. Com este resultado, Irati supera as metas e faz parte do seleto grupo de 20% dos municípios brasileiros que estão acima da média, sendo que a maioria não alcançou a nota 5.0.

O IDEB, criado em 2007 com o objetivo de avaliar a qualidade do aprendizado nas escolas do país, estabelece metas para melhorar o ensino nas escolas. As provas que renderam a nota de 6.7 para Irati, foram realizadas no mês de novembro do ano passado em todas as escolas municipais. Este resultado demonstra que a rede de ensino iratiense está melhorando, cada vez mais, com o aumento gradativo das notas.

“Esses resultados comprovam que é possível melhorar a qualidade do ensino quando se trabalha com responsabilidade e compromisso. Fazemos um trabalho em parceria com os gestores das escolas e esta forma de trabalho tem rendido bons resultados, que refletindo o empenho dos nossos professores em sala de aula”, enaltece e comemora, Rita de Almeida, secretária de Educação de Irati.

Para se chegar a estes resultados, Rita destaca que é necessário reconhecer quais fatores são necessários para melhorar a qualidade no ensino. “Diagnosticar os problemas, capacitar profissionais, investir em parcerias com projetos que auxiliam na alfabetização, ter uma equipe unida, dedicada e focada no processo de ensino e aprendizagem são ingredientes fundamentais que contribuem para que a educação avance no IDEB”, aponta ela.

Escolas têm bom desempenho individual

Além do índice geral do município, o IDEB também divulga o resultado de cada escola. Em Irati, a instituição que teve o melhor desempenho foi a Escola Municipal Irmã Helena Olek com a nota 8.1. A Secretaria de Educação destaca que as escolas rurais do município também tiveram ótimas notas.

O que é o IDEB?

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

O IDEB é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios. Mais informações podem ser obtidas pela página www.inep.gov.br/ideb.